Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/12/2010

Criatividade é importante para fazer criança comer

Convencer crianças da importância de comer alimentos saudáveis e não é tarefa fácil. Para mudar a situação vale a pena apostar em cardápios coloridos e equilibrada, composta por calorias distribuídas em macro-nutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas, minerais), atendendo as necessidades de crescimento e desenvolvimento da criança e a manutenção de sua saúde. Deve ser incentivado desde cedo o consumo adequado de calorias e de alimentos fontes de proteínas (carne, frango, peixe, leguminosas, ovos, leite e derivados), vitamina A (cenoura, mamão, manga, abóbora e folhas verde-escuras), vitamina C (frutas e sucos cítricos: laranja, limão, abacaxi, maracujá, morango, acerola, caju, mexerica, goiaba), ferro (carnes, leguminosas, frutas cítricas e verduras de folhas verde-escuras) e cálcio (leite e derivados, peixes), pois esses nutrientes apresentam relação direta com o crescimento e o desenvolvimento adequados, com a diminuição de doenças infecciosas e melhora do sistema imunológico. Confira algumas dicas importantes para as mães sobre alimentação das crianças:

1. Ofereça cardápios coloridos. Insista com novidades e não deixe de oferecer alimentos de todos os grupos.

2. Teste preparações diferentes com o mesmo alimento. Inclua na alimentação frutas, verduras e legumes na forma de sucos.

3. Incentive o consumo de salada de frutas como sobremesa.

4. Prepare verduras e legumes em omeletes, bolinhos, suflês, tortas ou purês.

5. Evite bebidas gaseificadas e com grandes quantidades de açúcar.

6. Envolva a criança na escolha dos alimentos e no preparo das refeições

7. Estimule a prática de hábitos alimentares saudáveis para a família inteira.

8. Lembre-se que o comportamento alimentar das crianças seguirá o exemplo dos pais. A refeição deve ser um momento de prazer, compartilhado com toda a família sentada em uma mesa.  Converse com a criança sobre a importância deste e daquele alimento e o bem que ele faz para o corpo.  Criar e contar histórias sobre os alimentos é divertido e educativo. (A/I Secretaria de Estado da Saúde)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade