Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/11/2006

Crianças vão a campo na luta contra a dengue

Detalhes Notícia

Sob a orientação de professores e agentes do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, crianças das escolas municipais de Ensino Fundamental de Penápolis estão engajadas nas atividades programadas para marcar a semana nacional de combate à doença. Desde o início da semana elas estão assistindo a palestras e realizando ações em campo, com a busca de criadouros do mosquito transmissor e orientação aos munícipes de diversos bairros. Nesta semana, por exemplo, alunos da escola municipal Profª Harume Kubota da Silva, localizada no bairro Jardim do Lago, percorreram terrenos e residências próximos à escola no período da manhã para verificar a existência de criadouros do mosquito, que se prolifera em recipientes que acumulam água parada. Além dos alunos da escola Harume Kubota, também foram a campo buscar os criadouros do mosquito os alunos do CEU (Centro Educacional Unificado) Profª Montaha Gibara Ayub, que fica no residencial Haroldo Camilo; do CEU Profª Darcy Aparecida Buranello Marin, no Sílvia Covas; da Profª Marilena Cipriano Pereira, no Jardim Eldorado; e da Prof. Armelindo Artioli, no Jardim Del Rey.

 

Aula

Antes de fazerem a busca ativa dos focos do mosquito, são feitas explicações em sala de aula sobre o que é a dengue, como ela é transmitida, quais os seus sintomas, medidas preventivas, entre outros detalhes. Depois de passarem por esta explanação é que as crianças saem às ruas.

Além destas ações os professores de todas as unidades estão desenvolvendo trabalhos sobre o tema em sala de aula, colaborando para o sucesso da mobilização na cidade.

Paralelo ao trabalho com os estudantes, a Vigilância Epidemiológica também está, através de seus agentes, percorrendo demais residências e postinhos de saúde para fazer orientações acerca do combate à doença. Nestes contatos eles estão pedindo aos munícipes que preencham um cupom para concorrerem ao sorteio de prêmios. Ao preencher os cupons os munícipes respondem como fazem para evitar a dengue em suas casas, relatando algumas medidas preventivas; os mesmos são depositados em várias urnas, espalhadas com os agentes.

O sorteio geral será amanhã, 18; neste dia todos os cupons serão reunidos numa única urna, cedida pelo Sindicato do Comércio de Penápolis, e de lá sairão cinco munícipes que receberão prêmios diversos, doados pelo comércio local, como vale-compras, cesta básica, entre outros. Esse sorteio está marcado para as 09h00, na sede da Vigilância Epidemiológica (avenida Marginal Maria Chica 1306, ao lado da Clínica Odontológica Municipal). O mesmo contará com a supervisão do Conselho Municipal de Saúde e é aberto ao público interessado. Secom – PMP

 

Arrastão já recolheu 219 toneladas de dejetos

 

Ainda como parte das ações do município em prol do combate à dengue continua sendo feita a operação arrastão para eliminar os recipientes que servem de criadouro para o mosquito transmissor da doença. Atualmente a Secretaria Municipal de Saúde está na segunda fase da operação; sua conclusão está prevista para o final da tarde de hoje.

De acordo com a coordenação do arrastão, a quantidade total de lixo retirada dos quintais correspondentes aos bairros da segunda fase deve ser igual à da primeira fase, quando foram computadas 219 toneladas de dejetos.

Até agora as áreas atingidas pelo arrastão correspondem aos bairros Parque Industrial, Jardim Morumbi, João de Barro, Eldorado, jardim Bela Vista, Parque Residencial Ipê, Nossa Caixa II, Jardim Paraíso, Jardim Premier, Jardim Canadá, Jardim Tóquio, Jardim Aeroporto, Cecap, Distrito Industrial, Jardim Por do Sol, Jardim Brasília, Vila Popular, Jardim Por do Sol, Chácara Recreio Mirage, Sílvia Covas, Jardim Esplanada, Cipreste Ville, Residencial Santa Leonor, Jardim dos Sonhos, Residencial Dois Irmãos, Morada do Sol, Vila Menino Ariovaldo, Residencial Atlântica, Jardim Tropical, Colina Verde, Haroldo Camilo, Parque dos Girassóis e Pereirinha.

Na operação podem ser eliminados durante a operação materiais como latas, garrafas, pneus, móveis velhos, folhas, madeira, restos de frutas e comida, fezes de animais, entre outros recipientes que acumulem água parada. Não podem ser colocados na rua entulho de construção (restos de tijolos, concretos, telhas, etc) e também não pode ser efetuada poda de árvores da via pública; apenas de árvores dos quintais. A nova área a ser trabalhada pela Secretaria de Saúde, referente à terceira etapa da operação, será divulgada no final de semana.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade