Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/09/2014

Crianças sequestradas são encontradas e autor é preso

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Populares se aglomeraram ao redor da viatura onde estava o acusado na tentativa de agredi-lo, mas foram impedidos pela polícia

DA REPORTAGEM

Um caso de desaparecimento de quatro crianças de uma olaria no bairro rural do Lajeado, em Penápolis, chamou a atenção e comoveu muitas pessoas. Elas teriam sido levadas por um homem que residia na olaria há cerca de 7 meses. O caso iniciou na tarde da última sexta-feira (12) e terminou 48 horas depois. As crianças Nathalia Karolina Gomes da Silva, de 8 anos, Carlito Tevez Ferreira dos Santos, de 9 anos, Beatriz Aparecida Ferreira dos Santos, de 10, e Marcos Vinícius Gomes de Jesus, de 12, foram encontradas por populares bastante debilitadas pela falta de água e comida. Já o acusado, Mateus Nelson José, de 59 anos, foi preso horas depois quando policiais militares, civis e também populares realizavam buscas na mata próxima ao local dos fatos. Segundo informaram os moradores da olaria, o homem chegou pedindo comida e como não tinha para onde ir pediu para a família lhe ceder um cômodo, e em troca trabalharia na olaria. Ele foi autorizado a ficar no local, mas a família não tinha mais detalhes sobre ele. A delegada que ouviu duas das crianças na manhã de ontem, Salete Cavestré Tondatto, disse que na tarde de sexta-feira as crianças estavam na olaria quando teriam sido chamadas pelo acusado para irem até a beira do rio Lajeado (que fica nas proximidades), onde ele daria um presente para elas. Elas teriam aceitado o convite, pois o acusado levava com ele uma caixa de bombons. Uma vizinha teria visto o momento em que as crianças saíram com o acusado, sendo a última vez que foram vistas. Preocupados com o desaparecimento, seus pais procuraram o Plantão Policial, por volta das 23h00, comunicando o fato. Com as informações coletadas pela polícia, iniciou-se, já nas primeiras horas da manhã de sábado (13) as buscas pelas crianças. Os trabalhos foram realizados pelas Polícias Militar, Civil e Ambiental, contando ainda com o apoio do helicóptero Águia da PM. Moradores da região também se emprenharam nas buscas, e os Conselheiros Tutelares de Penápolis acompanharam o caso, prestando apoio aos familiares. Sem saber do paradeiro das crianças, as buscas duraram o dia inteiro nas matas próximas e se estenderam também para cidades da região. Um homem que estaria com quatro crianças chegou a ser abordado pela polícia na cidade de Barbosa, mas foi liberado após comprovado não se tratar do acusado. Durante as buscas, foram encontrados, próximo ao ribeirão onde as crianças costumavam brincar, papéis de bombons, balas, salgadinhos, um pano e um chinelo, sendo tudo apreendido para averiguação. Por volta das 19h00 as buscas foram suspensas. Nas primeiras horas de domingo (14) as buscas recomeçaram, desta vez, além de todo o aparato usado no dia anterior, a polícia teve ainda a ajuda de cães farejadores do Canil da Polícia Militar.  

As crianças
As crianças foram encontradas somente na manhã de domingo, por volta das 11h00. Elas estavam próximas à ponte do Colégio Agrícola, bastante debilitadas e com alto grau de desidratação. Segundo apurado, um dos moradores que ajudava nas buscas passava pelo local quando ouviu gritos das crianças, momento em que as avistou. Elas teriam conseguido escapar do acusado depois que o mesmo fugiu ao avistar o helicóptero da Polícia Militar. Assim que a testemunha conseguiu encontrar as crianças, acionou a polícia, que foi ao local. O momento foi de grande emoção, principalmente para os familiares. Três delas estavam somente com uma bermuda. Elas relataram que desde a noite de sexta-feira comeram apenas alguns bombons e limão com sal, enquanto caminhavam pelas redondezas, parando um pouco, às vezes, para dormir. Para matar a sede, elas tomavam água do rio. A Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros foi acionada e levou as crianças ao Pronto Socorro de Penápolis, onde receberam os devidos cuidados médicos. Duas delas receberam alta médica no início da noite, as outras duas permaneceram no hospital, já que estavam mais debilitadas. Segundo a delegada Maria Salete, na manhã de ontem foram ouvidas as crianças de 10 e 9 anos. Elas relataram que não sofreram nenhum abuso por parte do acusado e que também não haviam presenciado nenhum ato. No entanto, relataram que foram agredidas e que em todo momento era ameaçados de morte. As crianças de 8 e 12 anos ainda seriam ouvidas, já que ainda permaneciam sob cuidados médicos. A delegada revelou que apesar de negarem os abusos, as meninas seriam encaminhadas para exames mais detalhados. “Temos a suspeita de quem uma delas possa ter sofrido algum abuso, mas isso somente os exames de corpo de delito poderão confirmar. As meninas foram encaminhadas para Araçatuba para os exames e com os resultados daremos sequência aos trabalhos, sendo que ainda temos que ouvir duas das quatro crianças”, revelou. Elas contaram também que quando estavam no mato, avistaram algumas pessoas e também o helicóptero, mas que foram impedidas de gritar por socorro pelo acusado que fazia ameaças. Logo depois que as vítimas foram localizadas, diversos moradores se revoltaram com a situação e passaram a procurar o acusado com pedaços de pau, ameaçando-o de morte caso fosse encontrado. 

O acusado
Depois que as crianças foram encontradas, os policiais concentraram os trabalhos nas buscas pelo acusado, que havia fugido por entre a mata. Houve grande apoio de moradores da região, que orientaram os policiais nas buscas por caminhos entre a mata, os trabalhos se concentraram próximo à ponte do Lajeado na rodovia Assis Chateaubriand (SP 425) depois que moradores teriam avistado o suspeito passando pelo local. Um grande cerco foi montado pelos policiais. Mateus Nelson José só foi preso por volta das 15h30 em uma mata próxima ao popular Cemitério dos índios. Ele estava bastante machucado e também apresentava desidratação. Assim que foi preso, moradores da região tentaram agredi-lo dentro da viatura, mas foram impedidos pelos policiais. Ele também foi encaminhado ao Pronto Socorro de Penápolis, onde recebeu atendimento médico. Depois de liberado, foi levado ao Plantão Policial para prestar esclarecimentos. De acordo com o delegado que ouviu o acusado, Jovair Marcos Gruppo, o rapaz alegou que as crianças teriam pedido para que ele os acompanhasse ao rio, pois queriam nadar. Ele aceitou e levou uma caixa de bombons para que pudessem comer no caminho, e alegou que quando estava escurecendo teria pedido para as crianças retornarem para casa, mas elas teriam negado. O acusado disse que em determinado momento ordenou que elas fossem para casa alegando que ele permaneceria no local. “Ele conta que deitou no chão e acabou dormindo e quando acordou, na manhã seguinte, viu que as crianças ainda estavam  ali e ficou com receio de retornar com elas alegando que tinha medo que a família brigasse com ele”, explicou o delegado. Ao ser preso, ele revelou que possui passagem pela polícia por furto e porte de entorpecentes. Contra ele existe ainda um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça, cujo motivo não foi revelado. Depois de ser ouvido, o acusado foi encaminhado para uma cela especial na Cadeia Pública de Penápolis, onde está à disposição da Justiça. Ele deve responder por sequestro e cárcere privado e também por estupro de vulnerável. O caso segue sendo investigado.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade