Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/05/2014

Creches que viraram escolas: Pela primeira vez educadoras infantis recebem material de apoio do MEC

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Todas as educadoras participaram de uma formação geral para utilização do material

Em uma constante evolução, a Educação oferecida na rede pública municipal de Penápolis tem conseguido atender a comunidade com qualidade e eficiência cada vez maiores. Um exemplo disso são os investimentos realizados na área de atendimento dos Ceims (Centros de Educação Infantil Municipais) – antigamente conhecidos como creches. Atualmente essas unidades são escolas, e não mais apresentam a característica apenas assistencialista de cuidar das crianças enquanto os pais trabalham. Pensando em melhorar esse atendimento, a partir deste ano, a Secretaria Municipal de Educação proporcionou às Educadoras Infantis um material de apoio para orientar as atividades com as crianças de zero a três anos durante o ano letivo. 
O material teórico é chamado “Brinquedo e Brincadeiras nas Creches”, e foi produzido pelo MEC (Ministério da Educação) com apoio da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Trata-se da primeira vez na história do serviço das Educadoras Infantis que elas tem um material de apoio que possa direcionar as suas ações no dia a dia. 
Para a equipe da Secretaria Municipal de Educação, é muito importante que o profissional tenha um respaldo nestes materiais para trabalhar com os alunos. Neste caso, tanto o material do MEC para crianças de zero a três anos, quanto o material do Sesi para crianças de quatro a cinco anos, estão dentro da mesma proposta da Secretaria Municipal de Educação e contemplam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
Visando melhor aproveitamento da situação, todas as educadoras da rede municipal de ensino e também das creches parceiras, participaram no último mês de fevereiro de uma formação geral para utilização do material. Houve a participação de cerca de 200 profissionais, entre educadoras, diretoras e estagiários que atuam nos Ceims.
Durante a formação, as educadoras foram divididas em grupos e fizeram a leitura do material, análise, discussão e sugestões de atividades práticas. 

Plano de Carreira
No processo de melhoria das condições de trabalho das profissionais Educadoras Infantis, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Penápolis está promovendo ainda a reavaliação do Plano de Carreira da categoria. 
Até o ano de 2010 as servidoras que executavam este trabalho eram denominadas Auxiliares de Desenvolvimento Infantil, entretanto a partir de 2011, por meio da Lei nº 1.707, de 03/01/2011, foram criados os cargos de Educador Infantil I, II, III, IV e V. Apesar de haver melhorado muito as condições de trabalho, o Plano de Carreira da função não atendeu plenamente as expectativas da categoria (152 educadoras, na época). Por esta razão, agora na atual gestão da Secretaria Municipal de Educação, está havendo a reavaliação do Plano de Carreira das Educadoras. 
O processo está em andamento com a seguintes ações já realizadas: solicitação de contratação de uma empresa especializada para a reelaboração do Plano de Carreira atual; processo de abertura de convite e contratação já realizado; empresa contratada elaborando a minuta do novo Plano de Carreira. Atualmente a Secretaria de Educação possui 174 Educadoras trabalhando nas unidades.

Estrutura
Atualmente a Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, mantém em funcionamento 14 unidades municipais Ceims (antigas creches). Além disso existem outras três unidades conveniadas, que são o Lactário Dília Ribeiro, a Casa Anjo da Guarda, e a Fundação Nely Jorge Colnaghi, totalizando em 2014 o atendimento a 1.729 crianças penapolenses.

Secom – PMP

 

Formações Continuadas para as Educadoras ocorridas este ano:

* Implantação do Manual de Orientação Pedagógica - “Brinquedos e Brincadeiras nas Creches” - cinco módulos elaborados pelo MEC com o apoio da UNICEF, como material de orientação para o desenvolvimento das atividades das educadoras que trabalham com as crianças de 0 a 3 anos, durante todo o ano letivo.

* Planejamento Centralizado ( todas as Educadoras)  
Estudo do Módulo I – Brincaderira e Interações nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil.

* Parada Pedagógica (Palestra Inteligência Emocional) Estudo do Módulo II – “Brinquedos, Brincadeiras e Materiais para Bebês” e 1ª Avaliação Institucional.

* Próximas Paradas Pedagógicas/Avaliação Institucional: 10/07/2014  e 03/10/2014   

Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade