Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/07/2011

CRAS desenvolve horta comunitária com beneficiários

Secom-PMP
Detalhes Notícia
As famílias que cuidarão dos canteiros fizeram questão de ajudar a limpar o terreno onde plantarão verduras e legumes

O CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de Penápolis, criou mais uma opção de integração social visando o bem estar de seus usuários. É o projeto Horta Comunitária, que vai funcionar nos mesmos moldes do projeto já desenvolvido na cidade pela Secretaria Municipal de Agricultura. Entretanto, nesta iniciativa participam apenas usuários cadastrados na unidade, já que a prática é uma das ferramentas utilizadas pelos profissionais para alcançar a finalidade do CRAS.
Segundo explicou a coordenadora do Centro, Ivete Faco Boisa Malta, a horta funcionará em um terreno pertencente ao CRAS, anexo ao prédio administrativo na Vila Planalto. O mesmo tem espaço para cultivo de 10 grandes canteiros, sendo que os mesmos já tem os responsáveis definidos.
“Fizemos uma pesquisa junto aos nossos beneficiários e verificamos 10 famílias interessadas em participar voluntariamente nesta nossa horta”, contou ela.
Ivete disse ainda que para executar esta tarefa o serviço vem contando com apoio irrestrito da Secretaria Municipal de Agricultura. “Agradeço a dedicação do secretário Lucas Torrezan, do coordenador geral do Projeto de Agricultura Urbana, Márcio José de Farias, e do chefe do Serviço de Agricultura, José Antônio de Oliveira”, frisou.
Ela informou ainda que a área da nova horta já ganhou ligação de água, já foi gradeada e limpa, inclusive as próprias famílias que serão donas dos canteiros fizeram questão de ajudar.
“Eles compareceram e ajudaram a rastelar o terreno e preparar a terra para o plantio. Foram pessoas de todas as idades, inclusive crianças engajadas nesta tarefa. Nossa equipe ficou satisfeita porque já pode observar os efeitos da atividade nas pessoas antes mesmo dela começar de fato”, comemorou Ivete.
“Acreditamos que essa iniciativa vai nos ajudar muito a integrar ainda mais a comunidade, estreitar os laços entre as pessoas da família, e também fornecer uma alimentação mais rica, saudável e de graça. Isso é maravilhoso”, opinou.
A coordenadora disse que o próximo passo será a distribuição de kits de sementes, adubo e calcário para o plantio efetivo das verduras e legumes. A Prefeitura Municipal fará a distribuição gratuita aos participantes.
O CRAS atende as comunidades da Vila Planalto, Vila Aparecida, Jardim Pevi, São Francisco, Florença e demais bairros próximos.
O Centro de Referência de Assistência Social, também conhecido como Casa da Família, desenvolve atendimento que visa o fortalecimento dos vínculos familiares e a geração de renda entre seus integrantes para melhorar a qualidade de vida. O mesmo é realizado através do convênio entre a Prefeitura Municipal de Penápolis (por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania) com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade