Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/10/2023

CPFL faz alerta sobre riscos com a rede elétrica durante podas de árvores

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Podas de árvores são necessárias, quando realizadas próximas a redes elétricas, exigem que medidas importantes sejam seguidas à risca

DA REDAÇÃO 

Podas de árvores são necessárias, devem ser realizadas periodicamente - sempre por profissionais habilitados a executar tais atividades, e durante todo o ano recebe atenção especial da CPFL Paulista, por meio do “Guardião da Vida”, programa permanente do Grupo CPFL que busca conscientizar a população para evitar acidentes.  
Quando realizadas próximas a redes elétricas, exigem que medidas importantes sejam seguidas à risca. Do contrário, além de prejudicar o fornecimento de energia – o que pode afetar hospitais, casas e comércios, colocam em risco à vida de quem as executa e daqueles que estão ao redor. Entre os principais perigos estão de choques elétricos.  
De acordo com dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), as podas foram responsáveis por oito mortes, por choque elétrico, em 2022, em todo o território nacional.  
O Grupo CPFL Energia também realizou um levantamento recente sobre registros de acidentes com a rede elétrica que ocorreram durante manejo de vegetações em toda a área atendida por suas distribuidoras – CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e RGE. Entre janeiro e setembro deste ano, foram computadas quatro ocorrências, sendo duas delas com vítimas fatais. O número é o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, quando ocorreram dois acidentes, ambos fatais. 
“É fundamental que campanhas de conscientização, como as realizadas pela CPFL Paulista, sigam alertando a população dos perigos envolvendo podas de árvores e a rede elétrica”, destaca o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Marcos Victor Lopes. “Por meio do “Guardião da Vida” queremos educar as pessoas sobre os cuidados necessários para que o plantio, podas e cortes de árvores respeitem sempre uma distância segura da rede elétrica. Além disso, também trabalhamos em concordância com as secretarias municipais de meio ambiente das cidades que fazem parte da nossa área de concessão, realizando podas emergenciais de livramento de rede”, explica Lopes. 
Além dos acidentes, serviços de podas mal executados podem provocar danos ao sistema elétrico dos municípios. As consequências mais comuns são curtos-circuitos, interrupções no fornecimento, desligamento da iluminação pública e comprometimento de sistemas de segurança. 

Orientações para uma poda segura 
Caso a população tome conhecimento de alguma árvore que esteja em contato com a rede elétrica, as pessoas devem procurar a companhia para que a poda seja realizada de maneira segura e por profissionais especializados. Os pedidos podem ser feitos por meio dos canais de atendimento: site www.cpfl. com.br, app ‘CPFL Energia’ ou 0800 010 1010 (ligação gratuita). 
Cabe ressaltar que a responsabilidade pelas ações de podas de árvores é das Prefeituras Municipais e que a distribuidora atua somente em casos em que há riscos iminentes de acidentes com a população ou ao fornecimento de energia. Durante a realização dos serviços, equipes da companhia seguem critérios técnicos para afastar os galhos da rede elétrica e evitar agressões desnecessárias às árvores.

Algumas dicas de segurança da CPFL Paulista: 

> Evite plantar árvores próximo à rede elétrica. Dependendo da espécie, quando adultas podem causar interrupção no fornecimento de energia elétrica e até oferecer risco de choque elétrico. 

> É importante realizar a poda antes da árvore atingir a rede elétrica. 

> Antes de plantar uma árvore, consulte a legislação ou guia de arborização urbana do município. 

> Caso seja inevitável plantar sob a rede de distribuição de energia, prefira o plantio de espécies de pequeno porte, pois em sua fase adulta não atingirá a fiação. 

> Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, o cliente deve utilizar o serviço Falta de Energia para comunicar a situação e nunca realizar poda nessas condições. 

> Jamais toque ou tente retirar os galhos caídos sobre a rede de distribuição. 

> Nos casos em que galhos de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, solicite avaliação da CPFL Paulista por meio dos canais de atendimento:  www.cpfl.com.br, app ‘CPFL Energia’ ou 0800 010 1010 (ligação gratuita). 

(Com A/I CPFL Paulista)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade