Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/05/2021

Covid-19: Penápolis suspende vacinação de grávidas

Reprodução
Detalhes Notícia
Vacinação de grávidas contra a Covid-19 foi suspensa também em Penápolis após orientação da Anvisa

DA REPORTAGEM

A prefeitura de Penápolis anunciou que está suspendendo a vacinação de grávidas com comorbidades a partir desta terça-feira (11). A suspensão segue recomendação feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de suspensão imediata da aplicação da vacina contra Covid da AstraZeneca/Fiocruz em grávidas. Segundo nota divulgada pela prefeitura, a suspensão em Penápolis ocorre de forma total e temporariamente, já que a cidade não dispões de vacinas da Pfizer e CoronaVac, outros dois imunizantes usados no Brasil. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Washington Bozzo Nascimento Filho, não há previsão de chegada dos dois outros imunizantes para que a vacinação de grávidas seja retomada.
A nota emitida pela prefeitura destaca ainda que a suspensão temporária do grupo de grávidas com comorbidades, não afeta a vacinação das puérperas com comorbidades. “O município aguarda receber novas orientações do Ministério da Saúde”, finalizou a nota da prefeitura de Penápolis. 

Anvisa
Segundo a Anvisa, a orientação é “seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) a indicação da bula da vacina AstraZeneca e que a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país". A Anvisa, no entanto, não relatou nenhum evento adverso ocorrido em grávidas no Brasil.
O texto diz ainda que "o uso de vacinas em situações não previstas na bula só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios para a paciente". A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca, porém, não recomenda o uso da vacina sem orientação médica.
Já a gestão do governador de São Paulo, João Dória (PSDB), afirmou que a suspensão será mantida até que ocorra uma nova orientação por meio do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde.
O secretário da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou que o estado não tem doses suficientes das vacinas da CoronaVac e Pfizer para conseguir vacinar essa parte da população. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade