Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/07/2010

Corpo de Bombeiros inaugura nova sede e ganha viatura para 2011

Detalhes Notícia

Foi com grande satisfação que o prefeito de Penápolis, João Luís dos Santos, inaugurou nessa quarta-feira, 30, a nova sede do 20º Grupamento de Bombeiros – Posto de Bombeiros de Penápolis. O empenho de sua administração em destinar os recursos devidos ao Febom (Fundo Especial do Bombeiro) tornou possível construir uma novo prédio para o Corpo de Bombeiros de Penápolis, com espaço adequado e atendendo as necessidades do serviço. Autoridades municipais e estaduais estiveram presentes na cerimônia de inauguração do novo prédio. Em seu pronunciamento, o Comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, o Coronel Luiz Humberto Navarro, agradeceu a parceria da Prefeitura de Penápolis e do Estado pela construção da nova sede. O Comandante Navarro anunciou também a destinação de uma nova viatura para Penápolis em 2011, em substituição aos veículos com mais de 20 anos de uso. “Penápolis é uma cidade privilegiada, pois com quase 60 mil habitantes, tem um grupamento com 29 bombeiros. Algumas cidades com mais de 500 mil habitantes, não tem sequer um Corpo de Bombeiros”, comentou. O Comandante Navarro disse que se sentia feliz em participar da inauguração da nova sede em Penápolis, quando  o Corpo de Bombeiros comemora 130 anos e 20 anos de serviço de Resgate em São Paulo. “O Corpo de Bombeiros atende mais de 600 mil ocorrências por ano e já resgatou mais de 4 milhões de vidas nesses 20 anos”, contabilizou. Durante a cerimônia, o prefeito João Luís dos Santos trazia presa ao seu terno a Medalha Centenária do Bombeiro. “Essa foi uma honraria que o município de Penápolis recebeu e que eu divido com todos os cidadãos”, explicou. “O Corpo de Bombeiros é uma das principais instituições do país, a qual a população confia e respeita. Portanto, todos são merecedores desse novo prédio que vai possibilitar um melhor desempenho dos nossos bombeiros, executando os trabalhos de prevenção e socorro no caso de acidentes”, disse. Já o presidente do Febom, Paulo Cesar Barroso de Castro, elogiou a postura da Administração do prefeito João Luís que determinou total liberdade de atuação ao Conselho e destinação dos recursos para o Febom. “Com isso, conseguimos melhor equipar o Grupamento de Penápolis, adquirir mais de 30 hidrantes quando a cidade só tinha dois e agora inauguramos essa nova sede com espaço adequado para o serviço”, ressaltou. Para o Comandante do Posto de Bombeiros de Penápolis, o Tenente Coronel Ademir Ferreira Furtado, a nova sede possui toda a estrutura que o Corpo de Bombeiros precisa. “Temos mais salas, mais espaço em um prédio funcional que contribui para a eficiência dos atendimentos”, comentou. O cerimonial de inauguração da nova sede do Posto de Bombeiros de Penápolis também contou com apresentações da Banda do 2º Batalhão da Polícia Militar do Interior, que entoou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Bombeiro. Destaque também para a apresentação da Banda Jovem Cidadão, de Penápolis. Secom – PMP

Foto: O comandante Navarro anunciou a entrega de uma nova viatura para Penápolis em 2011

Comandante destaca trabalho da corporação

DA REPORTAGEM

Durante a inauguração da nova sede do Corpo de Bombeiros de Penápolis, o comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Luiz Humberto Navarro, além de informar que a corporação em 2011 ganhará uma nova viatura, já que o Estado adquiriu 30 novos veículos, destacou também os trabalhos realizados pelos bombeiros em benefício da população. Em seu pronunciamento, coronel Navarro lembrou que o Corpo de Bombeiros comemorou 130 anos de fundação e 20 do serviço de Resgate no Estado de São Paulo. “Durante este tempo, mais de quatro milhões de pessoas foram salvas ou precisaram dos serviços prestados pela Corporação”, disse. Ele destacou que foram adquiridos também três mil EPI (Equipamento de Proteção Individual), que também serão destinados para o Corpo de Bombeiros local. “Nosso compromisso é melhorar cada vez mais nossos serviços”, garantiu. O coronel salientou que Penápolis é uma cidade privilegiada em ter uma nova sede e possuir 29 bombeiros prestando serviços para a comunidade. “ 98% da população aprovam os serviços prestados pela Corporação o que nos deixa muito satisfeitos”, comentou. Durante a inauguração, houve a apresentação da banda do BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior) de Araçatuba que executou o Hino Nacional e a Hino dos Bombeiros, e da Banda Jovem Cidadão.

Estrutura
A nova sede está localizada à avenida João Fatori, esquina com a rua Luiz Cremonini, no Jardim Aeroporto. As obras foram feitas com recursos do Febom (Fundo Especial do Bombeiro), que são provenientes da taxa de incêndio que os contribuintes pagam junto com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Na oportunidade, o prefeito João Luis dos Santos lembrou aos presentes que graças ao Febom o Corpo de Bombeiros local vem se estruturando. “Há oito anos a grande aquisição que a corporação fez foi à aquisição de uma viatura”, lembrou. João Luis também recordou aos presentes sobre a instalação de hidrantes na cidade. “Em mais de cem anos de municipalização de Penápolis existia apenas dois hidrantes instalados. Nossa meta até o final do ano é instalar mais 24 para facilitar os serviços dos bombeiros em caso de emergência quando acaba a água da viatura em incêndios”, revelou. A nova sede possui 1.225,96 metros quadrados de área construída e conta com amplo espaço para funcionamento, que compreende sala de aula, alojamentos, sala de administração, arquivo, cozinha, sanitários, sala dos bombeiros-mirins, sala da Defesa Civil, almoxarifado, sala para higienização e esterilização dos equipamentos de resgate, alojamento para veículos e oficina. “Dos postos que temos na região, este que estamos inaugurando é um dos mais adequados. A infra-estrutura é excelente, atendendo as exigências e necessidades”, enfatizou o comandante do 20º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Araçatuba e região, Ademir Ferreira Furtado. Ele informou que não está descartada a hipótese dos cursos de Primeiros-Socorros e Bombeiro Mirim voltarem a ser ministrados, já que o antigo espaço onde era a sede dos Bombeiros não tinha estrutura para serem feitos. Além de Penápolis, o Corpo de Bombeiros local presta serviços nas cidades de Santópolis do Aguapeí, Clementina, Braúna, Barbosa, Avanhandava, Alto Alegre, Luiziânia e Glicério. No final da cerimônia, houve o descerramento das placas de inauguração do novo Posto de Bombeiros. (IA)

CONFIRA TODAS AS FOTOS NO JORNAL IMPRESSO.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade