Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/12/2012

Corpo de Bombeiros faz simulação de intoxicação

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Utilizando roupas especiais, soldados do Corpo de Bombeiros resgatam supostas vítimas de intoxicação com produtos químicos

DA REPORTAGEM

Uma grande simulação foi montada na manhã de ontem na cidade, pelo Corpo de Bombeiros de Penápolis, Birigui e Araçatuba. O trabalho consistiu em resgatar dois trabalhadores de uma indústria, localizada mo bairro Silvia Covas, vítimas de uma contaminação por produtos altamente tóxicos.  A operação chamou a atenção de pessoas que passavam pelo local devido a movimentação intensa dos bombeiros, que utilizaram parte de seu efetivo e também viaturas de incêndio e resgate das cidades de Birigui e Araçatuba. O número de soldados – 25 – dos postos de bombeiros das três cidades também impressionou, e o resultado foi uma grande operação pública. O treinamento faz parte de uma série de atividades promovidas pelo Corpo de Bombeiros visando preparar melhor os soldados para as grandes operações, onde é necessária a utilização de um maior contingente para o resgate de vítimas e também operações especiais. De acordo com o 1º sargento do Posto de Bombeiros de Penápolis, Celso Nonato, neste trabalho realizado ontem, o objetivo é o de aperfeiçoar os soldados no momento de um resgate real. “Queremos chegar o mais próximo de um acidente real, levando em conta todo o procedimento necessário para um resgate, garantindo assim, maior eficiência em caso de precisão”, afirmou. Ele explicou que após estes trabalhos simulados, toda a equipe se reunirá para discutir os erros que tenham cometido e buscar o aperfeiçoamento para um atendimento mais ágil. “O importante é fazer com que os soldados estejam preparados para uma situação de risco. Aqui eles podem errar, e depois corrigir, mas no fato real um erro pode ser fatal para a vítima ou até para o próprio bombeiro”, enfatizou.

Contaminação
Os trabalhos realizados pelos soldados do Corpo de Bombeiros consistem em simular uma contaminação de alto risco com produtos tóxicos, e o resgate das vitimas.  Após serem acionadas, as viaturas contendo todo o material necessário para este tipo de ação chegaram ao local indicado rapidamente. Uma parte do contingente logo montou um grande isolamento para que curiosos não se aproximasse e corressem o risco de contaminação. Quatro bombeiros vestiram roupas especiais para este tipo de situação, que, segundo o 1º Tenente Comandante do Posto de Bombeiros de Birigui, Maximiliano Sales Spessotto, são fundamentais para este tipo de operação. “São roupas que não deixam o corpo do soldado se expor à contaminação, sendo completamente isolada. Além disso, é necessário que o soldado também esteja utilizando um cilindro de oxigênio para respirar durante toda a ação”, explicou. Após a retirada das vítimas do local contaminado, os bombeiros ainda precisam ter o cuidado de realizar a descontaminação de roupas e do corpo das vítimas. Desta forma são dados “banhos” com produtos especiais para que haja a descontaminação. “Em primeiro lugar é preciso realizar este procedimento, isso impede que haja a contaminação de outras pessoas e equipamentos, e vítima precisa ser encaminhada ao Pronto Socorro, e não pode entrar na unidade hospitalar levando contaminação de produtos tóxicos, por isso é muito importante este procedimento do ‘banho’”, ressaltou. O 1º Tenente do Posto de Birigui avaliou a simulação bastante positiva. “Este é um tipo de trabalho que estamos sujeitos a qualquer momento, mesmo havendo poucas ocorrências deste tipo em nossa região. Esta simulação só tem a aperfeiçoar as técnicas de resgate do Corpo de Bombeiros, fazendo que em uma situação real tenhamos totais condições de agir de forma rápida e segura”, finalizou. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade