Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/09/2018

Corpo de Bombeiros alerta comunidade sobre queimadas

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Palestra foi realizada pelo Corpo de Bombeiros com a comunidade para alertar sobre os riscos das queimadas

DA REPORTAGEM

O Corpo de Bombeiros de Penápolis, em parceria com a Prefeitura de Penápolis e o Tiro de Guerra, realizou nesta semana uma palestra educativa com a comunidade da Unidade Básica de Saúde do Jardim Tóquio para alertar as pessoas sobre os riscos de queimadas em áreas rurais e urbana de Penápolis. 
Na oportunidade, o Corpo de Bombeiros alertou que colocar fogo em terrenos, pastos, lixos e quintais nesta época do ano, em que ocorrem períodos de estiagens, é uma situação de perigo para a própria população, podendo causar problemas de saúde e a proliferação de focos de incêndio devido os ventos desta época. Após o encontro, uma passeata foi realizada ainda pelas ruas do bairro, chamando a atenção das pessoas sobre o assunto. 
O Corpo de Bombeiros de Penápolis alerta para as pessoas ficarem atentas com ações que podem causar queimadas em áreas de vegetação. As queimadas em pastagens às margens de rodovias continuam sendo o maior risco, o que normalmente, são causadas por bitucas de cigarros jogadas pelos motoristas para fora do veículo, e apesar de parecer inofensivo, pode causar grandes estragos em vegetações, principalmente agora, quando estão secas por falta de chuvas.
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, no Posto de Penápolis, 29 casos de incêndio em vegetação foram atendidos somente no mês de julho, quase um atendimento por dia, muitos deles feitos com o apoio de brigadas de incêndio de cidades da comarca e de usinas.  
O mês de julho deste ano se destacou pelo longo período de estiagem na região, sendo considerado um mês de seca severa. “Não são somente as bitucas de cigarros, mas algumas ações também podem causar grandes prejuízos, como a limpeza de terrenos com a utilização de fogo, sendo mais perigosas devido ao clima seco e os ventos desta época do ano podem levar fagulhas até as áreas de vegetação, iniciando incêndios que fogem do controle” explicou. 
A principal recomendação é que sejam evitados, ao máximo, o manuseio de fogo, que pode ocasionar determinadas situações que fujam do controle.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade