Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/03/2009

Corpe: Vice-presidente avalia coleta de óleo como positiva

Detalhes Notícia

A coleta de óleo de cozinha realizada na cidade tem atingido as expectativas, de acordo com o vice-presidente da Corpe (Cooperativa de Recicladores de Penápolis) Laércio de Oliveira Nois. O trabalho é feito em parceria com o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), sendo recolhido o produto diariamente em todos os bairros da cidade. Antes a coleta ocorria uma vez por mês. “Como a população já está acostumada com os dias em que o caminhão passa recolhendo os materiais recicláveis, decidimos colocar junto, facilitando assim os trabalhos”, cita.
De acordo com a estratégia estabelecida para fazer este trabalho, os bairros foram divididos em cinco setores, sendo entregue logo no primeiro dia de campanha um funil e panfleto, trazendo informações que com a atitude de guardar o óleo para entrega à cooperativa, estarão ajudando na preservação do meio ambiente e na geração de renda para os recicladores, que vendem este óleo para uma empresa de biodiesel. “Antes, as pessoas jogavam este óleo pelo ralo da cozinha, onde o mesmo acaba indo para o ribeirão lajeado, acarretando em problemas”, lembra Laércio. Durante o trabalho, o caminhão da cooperativa toca a música da campanha dos materiais recicláveis, para assim chamar atenção dos moradores em estarem colocando para fora tanto o óleo de cozinha como os materiais recicláveis. “Muitos já deixam o recipiente junto com a sacola, facilitando o trabalho”, destaca. A campanha tem como meta contribuir para a preservação do meio ambiente por meio desta iniciativa. O óleo pode causar prejuízos irreversíveis ao meio ambiente, e foi pensando nisso que tanto a Corpe como o Daep desenvolveram o projeto. De acordo com especialistas, um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água. Estudos comprovam que esse volume de água é suficiente para o consumo de uma pessoa durante um período de 14 anos. Quando este óleo é jogado na água, cria-se uma barreira na superfície que dificulta a entrada de luz e a oxigenação, comprometendo a base da cadeia alimentar aquática e provocando falta de oxigênio. Este óleo que permanece nos rios provoca a impermeabilização dos leitos e agrava as enchentes. Ao ser jogado no ralo da pia, o óleo provoca entupimento das tubulações e contribui para o surgimento de ratos, baratas e insetos nas redes de esgoto. “Por isso, contamos com a colaboração de toda população nesta campanha, onde estaremos proporcionando uma qualidade de vida melhor para as próximas gerações”, conclui Laércio. (IA)

Foto: O óleo é recolhido diariamente em todos os bairros da cidade, o que antes era realizado apenas uma vez por mês

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade