Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/02/2008

Corpe coleta óleo de cozinha da primeira região hoje

Em parceria com o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), a Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis) inicia hoje, 16, o trabalho de coleta do óleo de cozinha na cidade. Este serviço é semelhante ao já realizado pelos cooperados com relação ao lixo reciclável; a única diferença é que a coleta não será semanal e sim mensal, já que a cada sábado do mês será visitada uma região da cidade.
De acordo com a estratégia estabelecida, os bairros foram divididos em quatro setores. No primeiro sábado do mês, a coleta será feita no setor 1; no segundo sábado, no setor 2 e assim sucessivamente. Como a campanha será iniciada hoje, que é o terceiro sábado do mês, a coleta vai percorrer os bairros referentes ao setor 3. O referido setor abrange os seguintes bairros: Vila Martins; Vila São Vicente; Jardim Primavera; Vila Paraíso; Parque Residencial Oliveira; Jardim Guanabara; Vila Formosa; Vila Santa Teresinha; Residencial São Fernando; Residencial Monreal; Residencial Cagliari; Residencial Gargione; Residencial Palmares; Village Regina; Portal dos Faveiros; Alto das Brisas; Residencial Village; Izabella Carolina; Residencial Miguel Barbeiro; Jardim Del Rey; Residencial Ana Paula; Residencial Regina Célia; Residencial Flávia.

Como colaborar
A população é o principal fator de sucesso da campanha. Tanto a Corpe como o Daep distribuem panfletos pedindo a ajuda dos moradores, que com a atitude de guardar o óleo para entrega à cooperativa, estarão ajudando na preservação do meio ambiente e na geração de renda para os recicladores.
Para ajudar é fácil. É importante lembrar que a coleta será feita sempre no período da manhã. Durante o trabalho, os caminhões da cooperativa vão tocar a música da campanha da coleta de óleo, para chamar a atenção dos moradores, da mesma forma que ocorre com o lixo seco recilável.
Os cooperados estão orientando a população sobre a forma de armazenamento do óleo de cozinha, que deve ser colocado em garrafas plásticas. Para auxiliar neste processo cada residência recebe um funil.

Importância
O Daep e a Corpe têm como meta contribuir para a preservação do meio ambiente através da iniciativa. O óleo pode causar prejuízos irreversíveis ao meio ambiente, e foi pensando nisso que as entidades desenvolveram o projeto.
Segundo especialistas, um litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água. Esse volume de água é suficiente para o consumo de uma pessoa durante o período de 14 anos. O óleo cria uma barreira na superfície que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, o que compromete a base da cadeia alimentar aquática e provoca a falta de oxigênio. Este óleo que permanece nos rios, provoca a impermeabilização dos leitos e agrava as enchentes. Ao ser jogado no ralo da pia, o óleo provoca entupimento das tubulações e contribui para o surgimento de ratos, baratas e insetos nas redes de esgoto.  Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade