Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/05/2020

Conversas Isoladas: Bate-papo virtual com Rogério Toscano abordará crises históricas e seus impactos no teatro

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Rogério Toscano é diretor teatral, dramaturgo e professor de teorias e práticas do Teatro

DA REDAÇÃO

Encerrando o primeiro ciclo de encontros virtuais durante a quarentena, a Cia Alternativa de Teatro, de Penápolis, convida todos os artistas de teatro, estudantes e demais pessoas interessadas a participarem do bate-papo on-line com o diretor, dramaturgo e professor de História do Teatro, Antônio Rogério Toscano. O encontro chamado “Conversas Isoladas” acontecerá hoje, quinta-feira (28), a partir das 20h, pela plataforma Zoom. Para participar, basta enviar e-mail antecipadamente para contatociaalternativa@gmail.com
Durante o encontro, o artista convidado Rogério Toscano falará sobre o tema “História do Teatro – passado, presente, futuro?” e demais outros aspectos teatrais que surgirem. A mediação será feita pelo ator e diretor da Cia Alternativa, Heitor Gomes. 
De acordo com Gomes, a escolha de Rogério Toscano para esse encontro foi pensando em seu vasto conhecimento como professor de História do Teatro. “Atualmente, nós, artistas do teatro, não podemos ensaiar presencialmente e nem fazer apresentações da forma convencional. Precisamos nos reinventar. Por isso, no encontro com Toscano vamos conversar sobre os aspectos históricos do Teatro nos quais a humanidade enfrentou situações de crise, gerando impactos na dramaturgia e encenação teatral”, comentou. 

Encontros
Esse será o último encontro de “Conversas Isoladas” do mês de maio, que já recebeu o ator, diretor e dramaturgo, Amarildo Felix; o ator, músico, diretor e palhaço, Dagoberto Feliz e a atriz, dramaturga, diretora e figurinista, Claudia Schapira. Para o mês de junho, o grupo prepara uma agenda de encontros só com mulheres artistas da cena teatral, que será divulgada em breve.
“Conversas Isoladas” é uma das ações do projeto virtual “ALTERNATIVA para o distanciamento”, criado pela Cia Alternativa, como forma de driblar o isolamento social e continuar fazendo teatro, mesmo que à distância. O projeto conta ainda com “Isso não é uma cena”, com publicação de vídeos de experimentos cênicos dos atores nas redes sociais do grupo e o “SARAUve-se”, um sarau virtual de salvação a ser realizado com muita poesia, música, dança, canto, textos. 

Toscano 
Antônio Rogério Toscano é Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC e Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Unicamp. Graduou-se em Artes Cênicas pela Unicamp e desde 1995 trabalha como diretor teatral, dramaturgo e professor de teorias e práticas do teatro. Desde 2005, trabalha como Orientador de Arte Dramática na Escola de Arte Dramática – EAD/ECA/USP, onde ministra disciplinas referentes à História do Teatro Ocidental. Desde 2006, é docente do curso de Comunicação das Artes da PUC-SP. Também foi professor por 18 anos na Escola Livre de Teatro de Santo André, onde também atuou como coordenador pedagógico. 
Além disso, ministra cursos em espaços culturais e escolas de teatro em todo o país; como por exemplo, a SP Escola de Teatro, a MT Escola de Teatro, SESCs, entre outros. Realiza também curadorias para mostras e participa de comissões de seleção de editais em todo o Brasil. Recebeu prêmios importantes como dramaturgo e diretor, por espetáculos criados. 

(Com Assessoria de Imprensa – Thaísa Fernanda)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade