Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/09/2007

Convívio: Mauro Olympio defende 180 dias de licença maternidade

Detalhes Notícia

O aumento da licença maternidade, de 4 para 6 meses, está sendo defendido pelo vereador Mauro Olympio (foto) (DEM), em benefício das servidoras municipais de Penápolis. O pedido foi formalizado segunda-feira pelo democrata em indicação encaminhada ao prefeito João Luís do Santos (PT). Mauro Olympio relata no documento a importância do maior convívio entre mãe e filho nos primeiros meses da vida. “Os laços fortes desse apego mãe-filho, filho-mãe, mãe-filho-pai-família construído no primeiro ano de vida , e especialmente nos seus primeiros meses, são indispensáveis  ao surgimento da criança sadia, do adolescente saudável  e do adulto solidário- alicerces seguros de uma sociedade pacífica, justa e produtiva”, diz parte de justificativa apresentada por Mauro Olympio.

Também é ressaltado no pedido que por proposta brasileira,  a Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda o aleitamento materno  exclusivo  durante os seis primeiros meses de vida. “ A amamentação não se presta  apenas a prover a nutrição entre mãe e filho, bem como despertar  de respostas  a estímulos  sensoriais e emocionais , compartilhadas num continuum bio-psicológico , que se configura como unidade afetiva incomparável”.

A indicação de Mauro Olympio ainda ressalta que mesmo para as mães trabalhadoras, que por qualquer razão, não conseguem amamentar seus filhos, o convívio maior no  primeiro ano de vida é muito positivo. “Mesmo não lhes podendo alimentar com leite humano, podem garantir-lhes, com igual plenitude, todos os demais estímulos essenciais  ao estabelecimento do vínculo afetivo, desde que estejam disponíveis para cuidarem dos filhos”.

A solicitação feita por Mauro Olympio ao prefeito João Luís seguiu com modelo de projeto, relação de dezenas dos municípios com adesão à mesma proposta , e informação da sua tramitação no Congresso Nacional através da senadora Patrícia Saboya. Em discurso na tribuna da Câmara Municipal, Mauro Olympio  pediu ao  Executivo  a apresentação do projeto da licença maternidade de 6 meses para as servidoras municipais e a criação de incentivos para que a área privada também conceda o benefício. “Podemos sair na frente sendo a segunda cidade do Estado de  São Paulo a ter esse projeto”.  O vereador José Santino, o Zezinho Leiteiro (PT), repercutiu que ele já tinha pedido a João Luís a concessão da licença maternidade de 180 dias, por meio de indicação. Imprensa/Câmara
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade