Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/01/2017

Contradição: Excesso de chuva faz Penápolis ficar sem água

DA REPORTAGEM

As fortes chuvas que têm caído em Penápolis desde a última segunda-feira (09) geraram alguns estragos e transtornos na cidade. O mais grave deles foi a falta de água registrada na manhã desta quinta-feira (12) depois que o Ribeirão Lajeado aumentou consideravelmente seu nível e passou a arrastar terra e impurezas. A falta de água se agravou nas primeiras horas da manhã, entretanto, o problema já vinha sendo relatado por alguns moradores ainda na noite anterior em redes sociais.
Segundo informou a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Penápolis, depois da forte chuva registrada na noite de quarta-feira (11) sobre a região, o nível de água do Ribeirão Lajeado, que abastece a cidade, teve um aumento bastante considerável em seu volume, sendo que em determinado momento a água se tornou muito barrenta, além de arrastar muitas impurezas, como galhos de árvores e mato. Além disso, diversas curvas de nível em fazendas acima do ponto de captação da água não teriam suportado às enxurradas e se rompido, levando grande quantidade de lama para dentro do rio, sendo arrastada até à tubulação onde é feita a captação.
Para evitar que lama e impurezas vegetais entrassem na tubulação que leva a água do rio até à Central de Tratamento, o Daep decidiu interromper a captação e também seu fornecimento para a cidade, evitando que ela fosse distribuída de forma imprópria para consumo, além de evitar maiores danos aos equipamentos utilizados no processo, evitando um maior período sem água na cidade.
Funcionários do Daep trabalharam desde a madrugada para a manutenção do centro de captação e também de tratamento. A interrupção na captação e no fornecimento se deu até por volta das 10h00 desta quinta-feira. Aos poucos a água foi sendo restabelecida em todos os bairros e ao meio dia praticamente tudo já havia sido normalizado.
Nas últimas 48 horas, pelo menos 150 milímetros de chuva haviam sido registrados pelo Daep.

Mais problemas
O Ribeirão Lajeado não apresentou problemas somente na captação e fornecimento de água para Penápolis. Pelo terceiro dia consecutivo a rodovia Marechal Rondon (SP 300) teve que ser interditada no quilômetro 483, no sentido Penápolis/Avanhandava depois que o rio transbordou e as águas invadiram a pista leste da rodovia. A interdição aconteceu pela madrugada. No local, somente caminhões e ônibus eram autorizados a passar pelo ponto alagado. Demais veículos de passeio tinham que desviar por dentro de Penápolis até á cidade de Avanhandava, onde retornavam para a Rondon. Pela manhã, o procedimento “siga/pare” voltou a ser adotado, onde os veículos da pista leste eram guiados pela pista contrária, até o retorno para sua via normal. 
O procedimento foi adotado até por volta das 09h30, quando a pista foi liberada e o trânsito pôde fluir normalmente.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade