Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/09/2012

Conto de Edgar Allan Poe vira peça e será apresentada em Penápolis

Secom-PMP
Detalhes Notícia
O espetáculo conta a história de um assassinato cometido por um rapaz dominado por suas pulsões agressivas

A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Penápolis convida toda comunidade para prestigiar o espetáculo teatral “Coração Denunciador”, uma adaptação do conto “The Tell Tale Heart”, de Edgar Allan Poe. A peça será apresentada no próximo sábado, 29, às 21h, no Teatro Lúmine. A entrada é gratuita e os ingressos deverão ser retirados no local, com um hora de antecedência. Classificação 12 anos.
O espetáculo “Coração Denunciador”, do Laboratório Teatro Químico, é um monólogo protagonizado pelo ator e diretor Fernando Rodrigues. Conta a história de um rapaz que assassina e esquarteja um velho por um motivo tão banal quanto aterrorizador: o seu olho doente. Porém, o crime não finaliza o tormento do assassino e a presença do velho que tanto o angustiava e tornar-se ainda mais contundente depois de sua morte. A angustia e a obsessão do personagem terminam por corroer as barreiras que o protegem dos aspectos sombrios e violentos de sua própria psique.
Uma adaptação do conto “The Tell Tale Heart”, do escritor norte-americano Edgar Allan Poe, que inaugurou uma nova forma de narrativa de terror focada na subjetividade dos seus personagens, acentuando o terror psicológico ao qual o protagonista está submetido.
De acordo com o grupo, mais do que a história de um assassinato, este espetáculo solo é o relato de um homem dominado por suas pulsões agressivas que se transformam em ações violentas e patológicas. “Esse espetáculo se utiliza de uma poética teatral que busca propor imagens cênicas que possam representar a mente fragmentada do homem contemporâneo”, comentou o ator. 
Fernando Rodrigues é Mestre e Bacharel em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da USP (Universidade de São Paulo). Ele criou em 2010, o Laboratório Teatro Químico como um espaço de pesquisa cênica em diálogo com as teorias psicanalíticas do inconsciente.
O evento é uma realização da Oficina Cultural Sílvio Russo em parceria com a Prefeitura Municipal, que também traz para Penápolis o “Workhop de Composição de Personagens”, para atores da cidade e região, que será realizado no sábado e domingo.

Ficha Técnica
Texto: Edgar Alan Poe.
Encenação e atuação: Fernando Rodrigues
Músicas: Akira Umeda
Operação técnica: Renato Júnior
Foto: Rosa e Jefferson Souza
Realização: Projeto Solos Itinerantes e Laboratório Teatro Químico

Secom – PMP

 

Inscrições abertas para Workshop com o ator Fernando Rodrigues

A Secretaria de Cultura informa que estão abertas as inscrições para o “Workhop de Composição de Personagens com utilização de imagens” que acontecerá dias 29 e 30 de setembro (sábado e domingo), das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Sala Cora Coralina – Praça 9 de Julho, 150 – Centro. A atividade é voltada para atores, diretores e estudantes de teatro que tenham idade a partir de 16 anos. Participação gratuita e vagas limitadas.
O Workshop de Composição de Personagens tem a coordenação de Fernando Rodrigues, que também apresentará o espetáculo “Coração Denunciador”, no sábado (29), às 21h, no Teatro Lúmie. Tanto o espetáculo quanto o workshop são promovidos pela Oficina Cultural Sílvio Russo, em parceria com a Prefeitura de Penápolis.
De acordo com o ministrante Fernando Rodrigues, o workshop será desenvolvido baseado em técnicas de treinamento do ator propostas pelo Grupo Lume, da Unicamp. Será apresentada aos participantes uma série de procedimentos dinâmicos de composição de personagem por meio de imagens, como forma de enriquecer o repertório gestual e ampliar a autonomia do ator no trabalho criativo da cena.
Fernando Rodrigues é ator, diretor, dramaturgo e professor de teatro desde 1996. É graduado em Artes Cênicas, com habilitação em Direção Teatral, e mestre em Pedagogia do Ator pela Escola de Comunicação e Artes da USP (Universidade de São Paulo).

Inscrições
As inscrições estarão abertas até o dia 28, sexta-feira, ou até o preenchimento das 20 vagas. Os interessados em efetuar a inscrição devem procurar o espaço de atividades do Núcleo Municipal de Teatro que atualmente está localizado na Av. Marginal Maria Chica, 1.415 (antiga Sasc), em frente ao Paço Municipal.

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade