Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/11/2008

Continua coleta de lixo eletrônico na cidade

Dando continuidade ao projeto Mutirão do Lixo Eletrônico, realizado no último mês pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Penápolis prossegue com a coleta de materiais como pilhas, celulares, baterias e demais equipamentos eletrônicos sem utilização. A tarefa é coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em conjunto com o Centro de Educação Ambiental do Daep (Departamento de Água e Esgoto de Penápolis).

Segundo informou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Eder Fonzar Granato, uma grande quantidade de material já foi coletada desde o início da campanha lançada pelo governo. “Felizmente já conseguimos recolher uma quantidade significativa de aparelhos que poderiam ter ido parar no aterro sanitário. É uma grande preocupação evitar que estes componentes, que possuem substâncias químicas perigosas, sejam lançados na natureza. Por essa razão orientamos a população para que continue descartando o lixo eletrônico em nossos postos de coleta, garantindo que tenham a destinação adequada”, enfatizou Granato. O secretário frisou que o descarte inadequado do lixo eletrônico pode causar a contaminação de rios, reservatórios e do solo. “Por esta razão o Governo do Estado tem mantido parceria com empresas especializadas que se encarregam de recolher o lixo eletrônico reunido pelos municípios”, explica.

“No lixo eletrônico é possível encontrar substâncias tóxicas como chumbo, cádmio, arsênio e mercúrio”, acrescentou ele.

São pontos de coleta do lixo eletrônico em Penápolis o Paço Municipal, a sede do Daep, a Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), Supermercado Luzitana e Penápolis Shopping Center. “Pedimos que todas as pessoas que tenham em casa principalmente pilhas usadas, celulares e baterias, que se conscientizem e colaborem com a campanha, se livrando destes materiais através dos nossos pontos de coleta. É preciso evitar que estes detritos sejam depositados no lixo comum”, finalizou o secretário. Para outras informações os interessados podem manter contato pelos telefones 3654-2518 ou 3654-6100. Secom – PMP

 

O que é lixo eletrônico?

Quando alguém descarta um equipamento eletrônico que não possui mais utilidade está gerando um lixo eletrônico. Desta forma, materiais como pilhas, baterias, celulares, computadores, televisores, DVDs, CDs, rádios, lâmpadas fluorescentes e muitos outros, são enquadrados nesta categoria. De acordo com o site da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, o problema maior é que o tempo de utilização destes produtos mencionados é cada vez menor. E não é porque eles deixam de funcionar, mas, sim, porquê com a rápida modernização das tecnologias, os aparelhos tornam-se ultrapassados. No Brasil, por exemplo, o tempo médio de uso de um celular é inferior a dois anos e o de um computador é de quatro anos nas empresas e cinco anos nas residências. Segundo a ONG Greenpeace, estima-se que são produzidos, todos os anos, cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico, que correspondem a 5% de todo o resíduo produzido na Terra. Isso representa um volume suficiente para lotar uma locomotiva, com vagões que dariam a volta ao mundo. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade