Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/05/2007

Contagem: IBGE completa 15% da pesquisa em Penápolis

Detalhes Notícia

Os recenseadores responsáveis pela pesquisa de Contagem da População, promovida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) já visitaram cerca de 15% das moradias e estabelecimentos na cidade. Segundo o chefe da agência local, Mário Sérgio de Alencar, os trabalhos foram divididos em 89 setores, dos quais foram concluídos 13.

No total, 24 recenseadores e cinco supervisores estão realizando a pesquisa, que acontece a qualquer hora do dia ou da noite, tanto durante a semana quanto aos sábados e domingos.

A Contagem da População teve início no dia 18 de abril, assim como o Censo Agropecuário, cujos números parciais não foram divulgados. “Os recenseadores estão a campo e como o questionário aplicado nesta pesquisa é muito mais detalhado, não temos um balanço parcial”, disse o chefe da agência, que avaliou como satisfatório o andamento do trabalho. “Não tivemos nenhum problema até agora com os moradores, que estão recebendo bem os recenseadores e respondendo às perguntas tranqüilamente”, comentou. Mário afirmou ainda que os trabalhos estão sendo conduzidos conforme era esperado e que a pesquisa deve ser finalizada até o dia 31 de julho, prazo estipulado para que todas as agências do Brasil concluam o processo. Somente em Penápolis, a previsão é de que sejam visitadas 20 mil moradias e 500 propriedades rurais. A equipe local é responsável também pela contagem nos municípios de Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério, Luiziânia e Promissão.

 

Visita

Os recenseadores pedem ao morador da residência visitada apenas alguns dados como número de pessoas que moram na casa, idade, sexo e migração. Caso o morador não esteja na residência no horário da visita, o recenseador retornará ao local. As informações são processadas em computadores de mão, que, além de dispensar o uso de papéis, facilita o preenchimento de dados e as correções necessárias. É importante que a população fique atenta à identificação do pesquisador, para que não sejam vítimas de golpes. Todos os recenseadores usam colete azul com a inscrição do IBGE, além de crachá com foto. Em caso de dúvida, a pessoa pode ligar para 0800-7218181.

A Contagem permitirá a atualização de dados e recolocação das cidades nos patamares de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios, baseado no número de habitantes. As informações servirão ainda para que ministérios e secretarias estaduais e municipais possam formular e implementar políticas públicas e subsidiar campanhas diversas. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade