Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/08/2011

Contação de histórias marca abertura do projeto de leitura na Escola Luiz Chrisóstomo de Oliveira

Divulgação
Detalhes Notícia
O projeto visa estimular o gosto pela leitura nas crianças, pais, professores e funcionários

DA REDAÇÃO

Uma contação de histórias na manhã da última terça feira, 23, marcou a abertura oficial do projeto “Mundo da leitura, uma aventura na escola”, na EE Luiz Chrisóstomo de Oliveira. Os donos da arte foram Rodrigo Matias e Fátima Pessoa, atores e contadores de histórias do Livrônibus, da Prefeitura de Penápolis.  O projeto, uma iniciativa da direção da escola, visa estimular o gosto pela leitura não só nas crianças, mas também nos pais, professores e funcionários da Unidade Escolar. Segundo a coordenadora Vanessa Zordan, o projeto conta com várias etapas. Faremos as rodas literárias com indicação de livros com as crianças na sala de aula, com os professores nas HTPCs (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) e com os funcionários, que farão a indicação dos livros que lerem por escrito, e essas serão penduradas em um varal na biblioteca da escola, para que todos tenham acesso. “Além disso, estamos confeccionando sacolas que viajarão para as casas das crianças e conterão um livro infantil, um adulto, um jornal e uma revista”, explica. O projeto contará também com a participação da Biblioteca  Municipal, tanto com as contações de histórias quanto com as visitas para retirada de livros, pois algumas etapas das rodas literárias das crianças serão realizadas com os livros que elas retirarão na própria Biblioteca Municipal, agendadas com antecedência. Para isso, a escola incentivará junto aos pais o cadastro dessas crianças na Biblioteca. Uma ficha individual foi criada também para a retirada de livros na escola, para que as crianças possam desde cedo vivenciar a situação de retirada e devolução de livros dentro do prazo, como acontece nas bibliotecas públicas. O produto final será uma coletânea de resenhas/indicações de livros confeccionada pelos alunos, além de outros trabalhos que serão desenvolvidos por toda escola.
 
Abertura
Durante a abertura do projeto, Rodrigo Matias iniciou a contação falando sobre o livro, sua importância e os cuidados que devemos ter com ele (não amassar, sujar, etc) para que o maior número de pessoas possível possa se maravilhar com suas histórias. Em seguida, cantou com as crianças, que depois de aprenderem a música, foram convidados a escutar uma bela e divertida história contada por Fátima Pessoa. O jeito moleque e descontraído dos dois contadores chamou a atenção das crianças, que encantadas ouviram e participaram de tudo. A direção da escola mais uma vez agradece a parceria dos contadores Rodrigo e Fátima, e da Biblioteca Municipal. “Sem essas pessoas nos ajudando, tudo de fato ficaria bem mais difícil. E o maravilhoso é saber que essa ajuda ocorre por que há muitas pessoas que acreditam na leitura e nas crianças como seres aptos a se encantarem por ela. Trabalhamos para isso, e só encontramos gente boa em nosso caminho!” finaliza a coordenadora Vanessa Zordan.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade