Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/09/2007

Consumo com ar condicionado pode chegar a 1/3 da conta de energia

Detalhes Notícia

A primavera chegou e as temperaturas tendem a aumentar a cada dia. Com elas, a utilização do aparelho de ar condicionado cresce e a conseqüência pode ser um acréscimo considerável no valor da conta de energia elétrica. Os custos para manter a temperatura das residências mais agradável podem chegar a 30% do valor da conta. Para minimizar os gastos com a refrigeração do ambiente, a CPFL Paulista recomenda alguns cuidados que podem fazer diferença. Na hora de escolher o modelo do equipamento, dar preferência aos condicionadores de ar que possuem o selo PROCEL; eles consomem de 12% a 26% menos energia. É importante também fazer a manutenção periódica do eletrodoméstico, realizando a limpeza do filtro de ar. E, finalmente, o hábito de desligar o aparelho sempre que os moradores se ausentarem do ambiente refrigerado é importante.

 

Consumidores

O chuveiro elétrico e a geladeira também são grandes consumidores de energia. Eles representam, cada um, de 25% a 35% do valor da conta no final do mês. Já a parcela relativa à iluminação das residências fica entre 15% e 25% do total. Para reduzir o consumo com esses aparelhos basta seguir alguns passos.

 

Chuveiro elétrico

* Nos dias quentes, colocar o chuveiro na posição "verão" (o consumo será cerca de 30% menor);

* Limpar periodicamente os orifícios de saída de água do chuveiro;

* Nunca reaproveitar uma resistência queimada. Isso provoca o aumento do consumo e coloca em risco a segurança do usuário;

 

Geladeira

* Instalar a geladeira em local bem ventilado, não encostando em paredes ou móveis, longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas;

* Nunca utilizar a parte traseira da geladeira para secar panos ou roupas;

* Nunca colocar alimentos quentes na geladeira;

* Não se esquecer de manter as borrachas de vedação da porta em bom estado.

 

Iluminação

* Limpar sempre as lâmpadas e luminárias;

* Nos banheiros, cozinhas, lavanderia e garagem, instalar lâmpadas fluorescentes. Elas iluminam melhor, duram mais e gastam menos energia (uma lâmpada fluorescente de 15 a 40 Watts ilumina tanto quanto uma incandescente de 60 Watts. Se, para iluminar uma cozinha, utiliza-se uma lâmpada incandescente de 100 Watts, ao substituí-la por uma fluorescente de 32 Watts, a economia será de 1/3 e a durabilidade será de 5 a 10 vezes maior). Para mais informações sobre consumo de energia, acesse o site www.cpfl.com.br . (PH)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade