Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/01/2014

Consumidores devem se atentar na compra de perecíveis

Rafael Machi
Detalhes Notícia
O cliente deve rejeitar as embalagens abertas ou rasgadas, que possibilitam o contato do produto com o ambiente externo

DA REPORTAGEM

 

É muito comum as pessoas irem ao supermercado realizar as compras da semana ou do mês, e no carrinho é possível encontrar diversos produtos alimentícios e de higiene da família. Com o crescimento da procura por produtos que facilitam o dia-a-dia, os supermercados têm ofertado cada vez mais variedades, principalmente em alimentos semiprontos; àqueles que a pessoa o coloca no forno microondas e pronto, já pode almoçar ou jantar sem o trabalho do preparo e com a limpeza dos utensílios de cozinha. Estas porções conhecidas com "alimentos congelados" podem sim facilitar a vida de quem os consome, mas é muito importante o consumidor se atentar para a forma como são armazenados nos supermercados, evitando que o produto estrague ou tenha algum tipo de contaminação. Segundo a encarregada da Vigilância Sanitária Municipal (Visam), Rosana Ribeiro do Nascimento, o consumidor deve se atentar para alguns itens importantes na hora da compra, evitando aborrecimentos e até mesmo doenças transmitidas através de produtos que tenham se estragado pela má conservação e resfriamento no supermercado. Ela explicou que o primeiro item observado pelo cliente deve ser a temperatura da geladeira onde estão expostos os produtos, cuja temperatura deve ser entre dois e dez graus. Os congelados devem ser de 12 graus negativos, ou mais. "É importante o consumidor observar a data de validade dos alimentos, se atentar para produtos com origem conhecidos e rotulados, isso garante que o consumidor esteja consumindo um produto produzido dentro das normas da Vigilância Sanitária", comentou. Um detalhe importante na hora da compra é observar se não há excesso de produtos expostos nos balcões de alimentos resfriados e congelados. "Quando há este excesso, o ar frio do balcão não tem a devida circulação, o que pode prejudicar o resfriamento dos alimentos", ressaltou. Rosana lembrou que a embalagem e os alimentos congelados não podem estar amolecidos e com gelo na superfície, o que pode indicar a possibilidade do processo descongelamento/recongelamento. Para os resfriados, se a embalagem estiver "suada", é um importante indício do mau funcionamento do sistema de refrigeração. "O cliente deve rejeitar as embalagens abertas ou rasgadas, que possibilitam o contato do produto com o ambiente externo que fica exposto a contaminações e deterioração", lembrou. "Além destas dicas é importante sempre lembrar que o consumidor deve estar atento à higiene do local e das pessoas que manuseiam os produtos, principalmente em relação à carne, que além de necessitar de um local resfriado para sua conservação, precisa ser manuseada com higiene por parte do funcionário do estabelecimento", finalizou.

 

Supermercado

Em muitos locais é notável a preocupação do cliente em relação ao produto que vai comprar, mas, além disso, é importante que o estabelecimento tenha toda a preocupação em oferecer ao cliente um produto manipulado de forma correta. O encarregado de açougue do Supermercado Cortez, Wilson José Leitão da Cunha, explicou que o resfriamento de produtos perecíveis e a correta manipulação de alimentos é uma das principais preocupações no estabelecimento. "Temos uma câmara fria que é limpa diversas vezes ao dia, além dos demais setores de nosso açougue, por exemplo. Sabemos que a higiene do local é fundamental para a qualidade de nossos produtos, por isso nos preocupamos em oferecer algo de qualidade aos clientes", explicou. O controle de temperatura dos freezers também é feito de forma rigorosa. "Estamos atendendo as normas da Vigilância Sanitária. Tudo é bem controlado pelos funcionários fazendo com que os produtos fiquem dentro das normas de qualidade e higiene", enfatizou. (Rafael Machi)

 

Saiba como armazenar alimentos na geladeira:

Manipular e armazenar os alimentos corretamente são atitudes importantes para manter a comida longe das bactérias e os nutrientes conservados pelo maior tempo possível. Eles devem ser guardados separados uns dos outros para que não haja contaminação cruzada e em temperatura adequada para que evitar proliferação de microorganismos e toxinas. Além disso, é preciso tomar cuidado com o tipo de recipiente usado e se este está totalmente limpo e vedado.

Como armazenar...

... a carne comprada no supermercado?
É melhor congelar em porções individuais. Dessa forma, não haverá desperdício, visto que irá descongelar apenas o volume necessário para a refeição. Quanto à temperatura, peixes devem ficar armazenados a 2ºC e cozidos devem permanecer congelados a essa temperatura por 24 horas. As carnes de boi e aves devem ser armazenadas a 4ºC e quando cozidas, devem ficar no congelador por no máximo três dias.

... os ovos?
Devem ser armazenados sob refrigeração (4 a 8ºC). Não é necessário higienizá-los antes de guardá-los. A higienização – lavagem e desinfecção – pode ser feita antes de sua utilização.

... as verduras, as frutas e os legumes?
Vegetais folhosos devem ser armazenados sob refrigeração a 10ºC por no máximo três dias. Quando íntegros, as frutas e legumes devem ser armazenadas em temperatura ambiente. Não há necessidade de mantê-los embrulhadas em papéis e sacos plásticos. Caso o armazenamento seja de uma fruta já cortada, por exemplo, recomenda-se que ela seja armazenada sob refrigeração em recipientes de vidros a 10ºC.

... a sobra do almoço?
O ideal é que esses alimentos sejam armazenados logo após o término da refeição. O rápido resfriamento diminui o risco de contaminação com outros alimentos. Assim, o alimento pronto deverá ter sua temperatura reduzida de 60°C a 10ºC em até duas horas. Se guardar na própria panela, é importante que seja mantida fechada. (RM)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade