Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/11/2013

Conselho Municipal de Turismo elege diretoria

Secom-PMP
Detalhes Notícia
A diretoria está formada por representantes do setor público e da sociedade civil

A Prefeitura de Penápolis, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Trabalho e Turismo, vem promovendo, desde o mês de agosto, diversas ações no sentido de reativar o Comturpe - Conselho Municipal de Turismo de Penápolis - a fim de organizar este importante setor da economia local, que pode se transformar em mais um fator de geração de emprego e renda. Neste sentido, foram escolhidos no início do mês os membros integrantes para comporem a diretoria do conselho.

A diretoria está formada por representantes do setor público e da sociedade civil, conforme os parâmetros do regimento interno e da lei de criação do Conselho. Assim sendo ficou definido entre os pares: Presidente - Almir Roseiro; Vice Presidente - Glauciane Borsanelli; 1ª Secretária - Vera Lúcia Nogueira; 2ª Secretária - Suzana Stella.

Para que se chegasse a este ponto de ação, a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo expediu convites para todos os órgãos e entidades representativas da cidade solicitando a indicação de representantes para compor o novo Comturpe. E assim foi feito, possibilitando agora a eleição da diretoria do órgão. Formado por representantes de 22 segmentos da rede pública e privada, o Comturpe, já está trabalhando. Segundo o titular da Secretaria de Desenvolvimento, Hugo Tadeu Montanari Crepaldi, os integrantes do conselho têm analisando os aspectos que precisam ser melhorados na cidade, e buscado soluções para tornar Penápolis um polo turístico na região.

O Conselho Municipal de Turismo é um órgão consultivo, normativo, deliberativo e fiscalizador, responsável pela conjugação de esforços entre o poder público e a sociedade civil. Foi criado para implementar a Política Municipal de Turismo, desenvolver o potencial turístico existente, em suas principais vertentes, promovendo assim o crescimento econômico, social e cultural do município.

 

Estudo

Em 2004, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa) desenvolveu, junto aos segmentos representativos da comunidade, o Projeto Pró Turismo Penápolis, onde identificou várias vertentes com potencial para serem exploradas e transformadas em atrativos turísticos. De acordo com o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, a ideia agora, com a reformulação e ampliação do Comturpe, é atualizar os diagnósticos levantados em 2004 e criar as condições mínimas para o desenvolvimento do chamado "turismo receptivo".

As vertentes elencadas com forte atrativo turístico pelo Sebrae foram a Cultural, centrada no valioso acervo dos três museus da cidade; a Religiosa, com base na devoção do padroeiro da cidade (São Francisco de Assis) e nos romeiros que aqui chegam todo ano no dia 4 de outubro; e a Hidrográfica, representada pelos rios Tietê, Lajeado, Bonito e seus afluentes.

 

Visita

Nesta sexta-feira, dia 29, às 14h, estará visitando Penápolis o deputado estadual João Caramez, coordenador da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico. O deputado se reunirá com o prefeito Célio de Oliveira e demais integrantes da equipe do governo ligados ao assunto para discutir assuntos pertinentes ao projeto de desenvolvimento do turismo em Penápolis.

No último mês de abril o secretário de Desenvolvimento, Hugo Crepaldi, esteve representando o município durante o lançamento da Fremitur em São Paulo, oportunidade em que entregou em mãos aos deputado João Caramez um documento de apresentação do potencial turístico religioso e cultural da cidade.

A Fremitur tem como objetivo apoiar os municípios de interesse turístico para que possam desenvolver as suas potencialidades, gerando assim um fluxo maior de turistas e promovendo a economia e a qualidade de vida da comunidade local. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade