Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/11/2014

Conselho de Direitos da Mulher realiza Cine Clube para adolescentes

Secom-PMP
Detalhes Notícia
A presidente do Comdim, Rita de Cássia Borges (em pé), que é especialista em Violência Doméstica, mediou o debate entre os participantes

Para marcar o Dia Internacional pela Não Violência Contra a Mulher, celebrado no dia 25 de novembro, o Comdim – Conselho  Municipal dos Direitos da Mulher de Penápolis, realizou um Cine Clube no Anfiteatro do CEU das Artes, com a exibição do documentário “Maria Cheia de Dor”, que traz depoimentos de mulheres vítimas de violências domésticas cometidas por seus companheiros.
A atividade contou com a presença de jovens e adolescentes atendidos no CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social e no Programa Ação Jovem, executado pelo SOS – Serviço de Obras Sociais, juntamente com a equipe de profissionais que atuam nesses serviços. 
Após a exibição do documentário, os presentes fizeram um debate sobre o tema, que contou com a participação da mãe de um dos adolescentes, que contribuiu para a discussão. O debate foi mediado pela atual presidente do Comdin, Rita de Cássia Vieira Borges, graduada em Serviço Social e em Psicologia, especialista em Violência Doméstica e mestranda em Educação Sexual na Unesp de Araraquara. 
A partir do documentário, foram destacados alguns fatores que sustentam as relações de gênero, considerados por estudiosos da área como importante desencadeador da prática de violência contra mulher. Foi ressaltado que o combate a este fenômeno vai além da punição dos agressores, apontando a urgência em se realizar constantes campanhas informativas que possibilitem a compreensão deste comportamento, bem como a mudança do olhar para esta situação como algo natural.

Disque 180
Aproveitando a realização desse primeiro evento público, o Conselho  Municipal dos Direitos da Mulher divulgou o “Disque 180”, incentivando os participantes e demais interessados para denunciar os casos de violência contra a mulher. O denunciante tem a garantia do anonimato. 
Uma das principais ações do Comdim, empossado em outubro de 2013, é a busca pela implantação do Centro de Referência da Mulher em Penápolis; projeto que já foi implantado em muitos municípios brasileiros, em conformidade com a Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres.

Violência
A SPMulheres – Secretaria de Políticas para as Mulheres lançou a Campanha de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, com o objetivo de promover o debate o debate e denunciar a violência contra as mulheres. O município de Penápolis, por meio do Comdim, participou da campanha com a realização do Cine Clube. 
O dia 25 de novembro é o Dia Internacional pela Não Violência Contra a Mulher. A data foi criada em 1999, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para homenagear as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), conhecidas como “Las Mariposas”, que foram violentamente assassinadas em 25 de Novembro de 1960, pelo ditador Rafael Trujilo, na República Dominicana.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade