Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/03/2015

Conselho da Mulher busca implantação do Centro de Referência de Atendimento

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Prefeito Célio de Oliveira recebe em seu gabinete representantes do Conselho da Mulher que fazem solicitações à Administração Municipal

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje, dia 08 de março, representantes do Comdim – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, se reuniram com o prefeito Célio de Oliveira na última quinta-feira, 05, para solicitar o apoio da Prefeitura na implantação do Centro de Referência de Atendimento da Mulher em Situação de Violência no município de Penápolis.
Segundo explicou a presidente do Comdim, Rita de Cássia Vieira Borges, os Centros de Referência fazem o acolhimento das mulheres que são vítimas de violência doméstica e familiar, com acompanhamento psicológico e social, além de orientação jurídica às mulheres em situação de violência.
Além da implantação do Centro de Referência da Mulher, o Conselho solicitou ainda ao prefeito Célio de Oliveira a criação de uma Secretaria Municipal específica para as mulheres penapolenses, que seria responsável pela elaboração e execução de Políticas Públicas na Perspectiva de Gênero (para as mulheres).
“Infelizmente ainda vivemos em uma sociedade machista em que muitos acreditam que a mulher deve ser submissa ao homem, e por isso, sofre diversos tipos de discriminação e violência. Precisamos mudar esse conceito e fazer valer os direitos da mulher. Sendo assim, o a implantação do Centro de Referência de Atendimento da Mulher em Situação de Violência prestará serviço de acompanhamento dos casos de violação dos direitos”, esclareceu a presidente do Comdim, Rita de Cássia.
Diante da realidade apresentada ao prefeito Célio de Oliveira, com a exposição dos índices de violência contra a mulher, o prefeito se mostrou bastante sensibilizado e garantiu seu empenho para a implantação do Centro de Referência da Mulher em Penápolis o quanto antes.
Para tanto, o prefeito Célio de Oliveira designou alguns membros de sua equipe para fazer uma visita ao Centro de Referência da Mulher de Araçatuba, junto com as representantes do Comdim de Penápolis, a fim de conhecer o funcionamento deste local e os procedimentos para a implantação de um Centro de Referência da Mulher em Penápolis. A visita está agendada para a próxima quinta-feira, dia 12 de março.

Notificação
Outra solicitação do Comdim ao prefeito Célio de Oliveira foi no sentido de instituir em toda a rede de atendimento uma ficha de notificação compulsória dos casos de violência contra a mulher. De acordo com a presidente do Comdim, Rita de Cássia, essa notificação foi instituída por lei federal, mas é restrita apenas aos serviços de saúde. “Nosso intuito é tornar essa notificação extensiva para todos os segmentos, a exemplo da educação, assistência social. Dessa forma, a notificação se torna um importante instrumento de combate à violência, permitindo conhecer o perfil das vítimas e dos agressores; dimensionar a demanda por atendimento de urgência; revelar a violência doméstica, muitas vezes silenciada; promover a saúde e proteger as vítimas”, esclarece.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade