Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/02/2018

Conseg volta a discutir segurança em Penápolis

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Conselho discutiu sobre o trabalho do Caps AD com usuários de droga e cobrou sobre problemas de vandalismo nos fins de semana

DA REPORTAGEM

Membros do Conselho Comunitário de Segurança de Penápolis (Conseg) se reuniram nesta semana para  discutir novas ações e projetos em prol da segurança na cidade. Dentre as discussões estavam as ações sobre usuários de drogas, o vandalismo praticado por pessoas ligadas a aglomerações aos fins de semana e também os índices criminais em Penápolis. 
Participaram do encontro, representantes das Polícias Civil, Militar e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Serviços de Obras Sociais (SOS), Conselho Municipal Antidrogas (Comad), Prefeitura de Penápolis e representantes da sociedade civil. 
O assunto de maior abrangência foi o trabalho realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) sobre usuários de drogas em Penápolis. Segundo a psicóloga responsável pelo atendimento na unidade, Viviana Andrade, são muitos os casos atendidos pela unidade. Sua maior preocupação acaba ficando pelo uso precoce de drogas, cada vez mais utilizada por adolescentes e até crianças. “Infelizmente já recebemos casos de crianças com 12 anos de idade que faziam uso de drogas. Conversar com uma criança em uma situação como esta exige muita atenção e carinho, já que se trata de uma vulnerabilidade muito grande”, comentou a psicóloga ao falar sobre os cuidados de casos como estes.
De acordo com ela, a união de órgãos, entidades e o Poder Público é fundamental, para oferecer alternativas para os jovens de atividades culturais e de lazer a fim de que surtam como alternativas de atividades para lhes manter fora da oferta da droga. “O apoio da família é muito importante. É necessário oferecer condições para que haja estrutura familiar dentro de uma casa. No caso de um dependente, a família também precisa de apoio, precisa saber como lhe dar com a situação e como ajudar o dependente em uma situação como esta”, afirmou.
Além disso, ela explicou como é feito o trabalho do Caps AD em Penápolis, sua estrutura e outros meios buscados como alternativa no combate à droga. 

Vandalismo
Outro assunto que voltou a ser discutido foi à aglomeração de jovens que tem ocorrido nas madrugadas dos fins de semana e que tem gerado muitas reclamações de moradores e comerciantes próximos ao Parque Industrial de Penápolis. As principais reclamações é o barulho feito durante as madrugadas com som alto de veículos, o vandalismo praticado com a depredação de empresas próximas de onde os jovens se reúnem, além da grande quantidade de sujeira deixada no local, onde é possível encontrar garrafas de bebidas alcoólicas, resquícios de porções de entorpecentes, entre outras coisas. 
Segundo a Polícia Militar, o patrulhamento no local tem sido intensificado visando evitar confusões, tráfico e uso de entorpecentes e o consumo de bebidas alcoólicas por menores. Na semana passada, dois jovens embriagados foram agredidos no local por um grupo de pessoas que desferiram socos e garrafadas contra eles. Eles mesmos teriam dito para a polícia que não tiveram condições de reconhecer os agressores por estarem bastante embriagados. Uma página em uma rede de relacionamentos foi criada na internet para que os jovens possam combinar os encontros no local alegando se tratar de uma “festa” aberta ao público.

Outros assuntos
Além destes assuntos discutidos pelo Conseg, o Conselho aproveitou a oportunidade e entregou sugestões de mudanças e melhorias no trânsito. O Secretário de Trânsito de Penápolis, Mauro Olímpio, estava presente na reunião e afirmou que estudará os pedidos que lhes foram entregues.
Os dados criminais obtidos durante o mês de janeiro, bem como as ações da Polícia Militar em combate ao tráfico de drogas também entraram na pauta. O Conseg deve voltar a se reunir no mês de março.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade