Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/07/2009

Conseg: Jaó permanece por mais um ano no conselho

Detalhes Notícia

As questões dos moradores de rua e segurança pública na cidade de Penápolis foram às prioridades em reunião ordinária realizada ontem pela manhã pelo Conseg (Conselho Comunitário de Segurança). O encontro que ocorreu na sede do Sincomércio e foi presidido por João dos Santos, o Jaó, atual presidente do conselho, contou com as presenças de representantes da administração municipal, entre eles o vice-prefeito Ricardo Castilho e do secretário de governo Alexandre Gil de Melo, vereador Joaquim da Delegacia, o tenente da Polícia Militar Flávio Bachiega Zambrosi, delegado do município Mauro Gabriel, 2º Sargento da Polícia Rodoviária Juracy Pereira Dias, o sargento em exercício do Corpo de Bombeiros João Toshinobo Maeda, Ronaldo César da Silva (Polícia Ambiental) e Antonio Carlos Menchon Felcar representando a Ágora. Durante a reunião, também foi discutido o processo eleitoral da entidade, já que Jaó esta a frente do conselho há mais de oito anos respondendo voluntariamente. Os convidados pela permanência de Jaó por mais um ano, até que o Conselho Municipal de Segurança, formado durante a conferência municipal realizada na cidade entre em vigor no próximo ano para auxiliar nos trabalhos do Conseg. “Além disso, queremos buscar junto à comunidade pessoas que estejam interessadas em colaborar com os trabalhos do conselho e na segurança da cidade”, comenta Jaó.

Criminalidade
Durante a reunião, Jaó e os convidados estiveram abordando a questão da criminalidade, apesar de os índices terem diminuído na cidade. “Mesmo assim, é preciso sempre estar agindo na prevenção para proporcionar uma sensação de mais segurança para a população”, destacou. O secretário Alexandre Gil citou que a administração municipal tem trabalhado intensivamente na prevenção da criminalidade por meio das políticas públicas como educação, esporte e assistência social. “Um exemplo que temos é o Cras no bairro Planalto que vem desenvolvendo vários projetos para as pessoas que são atendidas”, enfatiza Gil. Neste ponto, os presentes lembraram que mesmo com o grande trabalho feito pelas polícias Militar e Civil, o efetivo de ambas é muito pouco para atender toda a população, visto que nos próximos 12 meses o contingente de policiais civis deverá diminuir mais ainda na cidade em virtude da aposentadoria de alguns. “Hoje Penápolis é a única cidade que possui cadeia na região, fazendo com que estes policiais prestem outros serviços como escolta de presos para as penitenciárias espalhadas em outras cidades”, admite Jaó. O delegado Mauro Gabriel apresentou aos presentes alguns números de flagrantes e prisões feitas pelas polícias este ano, comparando com o mesmo período de 2008. “Tivemos um grande aumento, provando o trabalho intensivo que estamos tendo na cidade para assim proporcionar segurança para a população e combater a criminalidade”, enfatizou o delegado. Em 2008, a Polícia Civil realizou oito flagrantes; este ano já foram feitos 20, bem como mandatos de prisão que ano passado foram 28 e até o momento foram cumpridos 64. Destes números, Mauro Gabriel garante que 80% são provenientes de tráfico de drogas. Já a Polícia Militar em 2008 registrou 42 flagrantes contra 79 no mesmo período deste ano; prisões são 16 feitas em 2008 contra 18 este ano. Na questão de monitoramento por câmeras em áreas comerciais e nas entradas da cidade, Gil lembrou que este investimento é muito alto e para isso o prefeito João Luis dos Santos estaria esta semana junto ao Governo do Estado de São Paulo na tentativa de conseguir emendas para o ano que vem ser implantada esta medida de segurança. (IA)

Foto: As questões dos moradores de rua e segurança pública na cidade foram os temas discutidos na reunião

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade