Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/08/2017

Conseg elege nova diretoria e forma novos debates

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Novos membros da diretoria do Conseg atuarão pelos próximos dois anos em discussões e ações de segurança em diversos aspectos

DA REDAÇÃO

O Conselho Municipal de Segurança (Conseg) de Penápolis se reuniu na manhã desta terça-feira (22) e elegeu sua nova diretoria que atuará nos próximos dois anos na cidade. O Conseg é composto por representantes de órgãos de segurança, do poder público e da sociedade civil penapolense e se reúne com frequência para discutir assuntos ligados à segurança municipal em diversos aspectos. Além da definição da nova diretoria, o grupo aproveitou a oportunidade para debater ações das Polícias Civil e Militar em Penápolis. A discussão foi formada em cima de estudo de dados técnicos sobre a produtividade policial no primeiro semestre de 2017 levantados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo. Participaram do encontro representantes das Polícias Civil, Militar e Rodoviária; do Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Tiro de Guerra de Penápolis, Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), e demais representantes da Sociedade Civil. A nova diretoria do Conseg tem como presidente João dos Santos, o Jaó, o vice-presidente é o professor e consultor Antônio Felcar. Além deles, compõem ainda a diretoria constituída o jornalista e repórter do DIÁRIO DE PENÁPOLIS, Rafael Machi, e a conselheira tutelar Aline Rahal como 1º e 2º secretários respectivamente. Já na função de diretor social foi nomeado o presidente do Sincomércio, Norberto Laranja. Além da diretoria constituída faz parte também do Conseg o Delegado do Município, Jovair Marcos Gruppo, e o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Penápolis, o Capitão PM Antônio Flauzino. Estes dois fazem parte da chamada Diretoria Nata e são constituídos automaticamente como diretores do Conseg por serem autoridades de segurança em Penápolis. 

Novas discussões
Aproveitando o encontro, os membros do Conseg reunidos voltaram a discutir sobre a segurança na cidade. Desta vez, um dos assuntos mais conversado foi o “rendimento” das polícias em Penápolis, levantado através de dados estatísticos do primeiro semestre apresentado pela SSP. Um dos principais pontos foi o tráfico de entorpecentes, considerado pelo Capitão como o principal problema da criminalidade. “O número de flagrantes de tráfico tem crescido muito nos últimos meses, mostrando a atuação das polícias em Penápolis. Entretanto, isso também é motivo de preocupação, porque o tráfico é a porta de entrada para outros crimes, que muitas vezes, são motivados por conta de dívidas de drogas ou a necessidade de uso dos entorpecentes”, afirmou.  Ele destacou também que o tráfico é visto como uma forma de dinheiro fácil e que o Poder Público deve contribuir em seu combate através de políticas públicas. “Infelizmente o tráfico é visto como uma maneira de dinheiro fácil. Quando isso é aliado à falta de atuação do poder público nas comunidades através de ações sociais, as famílias, e, principalmente os jovens, ficam vulneráveis á situações como estas. Não basta somente o combate da polícia, é preciso haver união de forças”, destacou. O problema de animais soltos em vias públicas, oferecendo risco de acidentes, também foi novamente discutido. O principal problema enfrentado por órgãos de segurança é a falta de local adequado para se colocar os animais apreendidos em vias públicas. Sem este local, os órgãos também acabam tendo suas atuações restringidas. Os novos encontros do Conseg deverão ser marcados para os próximos meses. Apesar de convites serem distribuídos para diversos setores da sociedade, como os Poderes Executivo e Legislativo, ainda é preciso intensificar a participação de seus membros e representantes, garantindo discussões mais amplas e ações com mais resultados.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade