Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/03/2009

Conseg: Após 8 anos, Jaó afirma que deixa conselho frustrado

O atual presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança do Município de Penápolis), João dos Santos, o popular Jaó, não disputará as eleições para eleger a nova diretoria do conselho, que deve ocorrer na primeira quinzena de abril. “Durante oito anos respondi voluntariamente questões e busquei soluções para a melhoria da segurança na cidade. Espero que alguém possa dar continuidade a este compromisso”, comenta. Jaó responde como presidente do Conseg desde 2001. O conselho é um órgão consultivo e o objetivo principal é levar as reivindicações da comunidade às autoridades competentes para que os problemas sejam solucionados, além de apresentar sugestões preventivas para propiciar uma melhor qualidade de vida à população penapolense. Durante o tempo em que permaneceu no cargo, Jaó recorda que muitos projetos foram levantados e executados, como “Orquestra de Viola”, “Casa do Artesão”, reforma do 1º Distrito Policial e a transferência do plantão da Polícia Civil e Posto de Identificação (PI) para o centro da cidade, assim também como o IML (Instituto Médico Legal) e a 82ª Ciretran, que passaram a funcionar em prédios anexos ao 1º DP. “Vale destacar que o apoio dos órgãos municipal e estadual ajudou muito na implementação das propostas, para que assim a população tenha uma sensação de segurança”, admite. Outra conquista destacada por Jaó foi a construção do novo prédio para o Instituto de Criminalística da Polícia Civil (IC), obra esta que já está em andamento. Em parceria com várias empresas da cidade e administração municipal, o Conseg realizou a Campanha Educativa de Trânsito que distribuiu 30.000 cartilhas para toda comunidade.

Bombeiros
Graças à luta incansável do Conseg, a cidade ganhou a tão solicitada viatura de Resgate do Corpo de Bombeiros, conquista esta que se tornou realidade por meio dos recursos do Febom (Fundo Especial dos Bombeiros), oriundas da taxa de incêndio, incluída no carnê do IPTU (Imposto Predial, Territorial e Urbano). Atualmente, o Corpo de Bombeiros conta com 27 policiais, sendo considerado como um dos melhores e mais bem equipados da região, à frente de cidades maiores como Birigui e Araçatuba. Mesmo com alguns projetos implantados na comunidade, Jaó lembra que outras solicitações não foram atendidas, tanto na esfera estadual como municipal.  “Estes projetos são importantes, por isso devem ser executados, apesar das autoridades alegarem que tais medidas são difíceis por serem impopulares, mas creio que com a implantação a violência na cidade será reduzida” garante. Entre os projetos que ainda não foram executados, estão a alteração dos semáforos para o sinal amarelo piscando durante determinado período da noite; municipalização do trânsito com a criação de agentes fiscalizadores; emplacamento das bicicletas; monitoramento por câmera ligada a uma central cuja proposta é compor o complexo de ações na segurança pública da cidade; ampliação da Casa de Artesão com várias oficinas, visando atender as necessidades da população; assegurar nos bairros a identificação com a criação de uma associação de moradores denominados Associação de Amigos de Bairros, para então estar viabilizando a criação dos CONSEBs (Conselho Comunitário de Segurança de Bairros); organizar o serviço de vigilante noturno, o qual sempre é oferecido aos moradores; instituir a Defesa Civil e mostrar a sua existência, incluindo sede e infra-estrutura; execução de obras de drenagem visando contenção de águas pluviais em bacias coletoras contra enchente; reformulação total do Terminal Rodoviário incluindo a sua ampliação, agregando o terminal de transporte coletivo e outros meios de transporte e a regulamentação da categoria “mototaxista”. “Estas idéias são importantes, pois podem melhorar a qualidade de vida da população e por não ter alcançado alguma destas, deixo o conselho um tanto frustrado”, concluiu Jaó. (IA)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade