Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/11/2006

Conscientização:Evento marca Dia de Luta contra a Aids e o Preconceito

A Coordenação Municipal do Programa DST/HIV/Aids de Penápolis organizou para os próximos dias 30 de novembro de 01 de dezembro o evento “Penápolis Com vida... Sem Preconceito”. A iniciativa tem como meta marcar a passagem do Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado em 01 de dezembro, e enfocar também o combate ao preconceito, não só dos portadores de Aids e doenças sexualmente transmissíveis, mas todo tipo de preconceito.

Segundo explicou a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Eneida Rodrigues Sanches, que está cuidando da organização do evento, a estratégia escolhida para simbolizar a luta contra o preconceito foi juntar, num único evento, representantes de diversos segmentos da sociedade que também acabam sofrendo diferentes formas de preconceito, como aqueles que são portadores do HIV, os homossexuais, os negros, os praticantes da arte hip hop, e até mesmo aqueles que são discriminados por causa de sua crença.

“Todas essas pessoas, independentes de suas escolhas e seus modos de vida, merecem o respeito enquanto cidadãos, até porque cada um tem seu talento e tem coisas maravilhosas para mostrar” – comentou Eneida.

“No nosso evento vamos reunir apresentação de teatro, enfocando o tema do preconceito, apresentações de skate, bicicross, malabares, show de pirofagia e hip hop” – completou.

Ela informou que para a realização a Secretaria Municipal de Saúde está contando também com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura. “O Núcleo de Teatro da Secretaria de Cultura está preparando esquetes especiais que vão agradar em cheio o público”.

No dia 30 de novembro o evento será realizado a partir das 20h30, no estacionamento do Banco Itaú; já no dia 01 de dezembro as atrações vão acontecer no estacionamento do bar Ousadia, na marginal do córrego Santa Leonor, a partir das 21h30. Todas as atrações são gratuitas e toda a população penapolense está convidada a prestigiar.

 

Foco da Campanha

De acordo com informações do site do Ministério da Saúde, a campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids deste ano tem como foco as pessoas que vivem com HIV/Aids, tendo como base o conceito de Prevenção Posithiva, que é a prevenção voltada para as pessoas que vivem com HIV/Aids. A partir do tratamento, elas têm maior qualidade de vida, novas perspectivas, o desejo de relacionar-se afetivamente, trabalhar, estudar, ter filhos, enfim ter projetos de vida. Daí a importância de combater a discriminação, o preconceito e o estigma que envolve a doença por meio do protagonismo das pessoas que vivem com HIV.

O 1° de dezembro é o momento político que irá colocar o tema viver com HIV e Aids, e suas conseqüências, na agenda da sociedade. Mas será apenas o começo de uma série de ações de comunicação que o Ministério pretende dar continuidade ao longo de todo o próximo ano.

O slogan da campanha é “A vida é mais forte que a aids.”

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade