Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/11/2015

Consórcio recupera mais uma nascente do Ribeirão Lajeado

Secom-PMP
Detalhes Notícia
A manutenção destas mudas será realizada pelo Rotary Clube de Penápolis XV de Março

A equipe do Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado (CIRL) trabalha na recuperação de mais um afluente do Ribeirão Lajeado, único manancial de abastecimento de Penápolis. Localizada em uma propriedade particular próxima à Rodovia Arnaldo Covolan, a nascente está sendo recuperada com o plantio de 3.500 mudas de árvores nativas e frutíferas.
De acordo com o coordenador do Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, José Raphael Caputo, esta é mais uma ação preventiva para garantir o abastecimento de Penápolis através do Ribeirão Lajeado.
“A situação privilegia da cidade em relação ao abastecimento é uma consequência de ações como esta, com o objetivo de preservar as nascentes do único manancial de abastecimento”, explica.
O plantio é realizado pelos servidores do Consórcio e a manutenção das mudas será feita pelo Rotary Clube de Penápolis XV de Março, em uma parceria que durará 24 meses. 
“Agradecemos ao Rotary por essa parceria de grande importância para a preservação ambiental e convidamos outros clubes de serviço e associações para adotar os locais e executarem a manutenção dessas mudas, até que elas atinjam um tamanho adequado e possam se desenvolver naturalmente”, 
O trabalho realizado pelo CIRL se reflete diretamente na quantidade e qualidade hídrica do Ribeirão Lajeado, que nasce em Alto Alegre, passa por Penápolis e com a foz localizada em Barbosa. 
Dentre as atividades desenvolvidas pelo consórcio estão: o plantio de mudas nativas e frutíferas nas App’s (Área de Preservação Permanente) com anuência dos proprietários rurais, o manejo e conservação do solo com hora-máquina subsidiada para os proprietários rurais a fim de evitar o assoreamento do Ribeirão Lajeado.

Trabalho reconhecido
No último dia 10, o Daep foi finalista do Prêmio da Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, na categoria Gestores Públicos, com o projeto “A importância do Planejamento para a Preservação dos Recursos Hídricos”. 
O projeto é desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado e Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). A iniciativa também foi premiada como melhor vídeo de apresentação. “A premiação é fruto de um trabalho de mais de 20 anos de planejamento e de ações para preservar a mata ciliar e proteger o Ribeirão Lajeado”, finalizou o coordenador do Consórcio.

Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade