Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/09/2007

Conforto: Igreja Nossa Senhora das Graças ganha ar-condicionado

O prédio da Igreja Nossa Senhora das Graças, localizada na Vila Marins, está recebendo aparelhos de ar-condicionado, sendo a primeira igreja católica da cidade a instalar o sistema no templo. A medida deve trazer mais conforto aos freqüentadores, já que as altas temperaturas causam incômodos pela grande aglomeração de pessoas no local.

O sistema, que começou a ser instalado na última semana, conta com quatro aparelhos de 60 mil BTUs cada e deve ser inaugurado no próximo domingo, 30. “A colocação foi feita, mas a parte elétrica ainda não está finalizada”, explicou o presidente da comunidade, Airton Ranieri.

Ele contou ainda que a idéia partiu da própria comunidade, que se empenhou para arrecadar os recursos necessários, conseguidos por meio da quermesse realizada no mês passado no pátio da igreja. “Ficamos satisfeitos em conseguir os aparelhos porque certamente tornará o ambiente mais agradável”, comentou Airton. Ainda segundo ele, o templo acomoda em média 200 pessoas em cada missa, que acontece aos domingos em dois horários, 18h00 e 20h00, e as 19h30 as quartas-feiras. Já na Igreja Missionária da Restauração, localizada no Jardim Morumbi, os responsáveis pela administração optaram pelo sistema de ar condicionado há cerca de três anos. Segundo o presidente do Conselho Executivo, Acácio Cruz, foi instalado o sistema Split, onde os módulos ficam fora do ambiente, eliminando o ar quente sem produzir ruídos dentro do templo. Além disso, as telhas do prédio, feitas com cimento amianto, provocavam o aumento da temperatura no ambiente. “O calor dentro do templo era muito forte, chegando a 34º C”, revelou Acácio. “Apesar de termos vários ventiladores, a ventilação só espalhava o ar quente”, acrescentou. Com o ar condicionado, a temperatura interna é mantida por volta dos 26º C. “O ambiente está sempre refrigerado, causando uma sensação agradável e de conforto”, comentou.

Acácio considera a colocação destes aparelhos uma tendência que deve aumentar nos próximos anos. “Penso ser uma medida necessária, não só em igrejas, mas em todos os ambientes onde muitas pessoas se aglomeram, já que a temperatura registrada na região é cada vez maior, tornando insuportável permanecer num local fechado”, opinou.

 

Som

O presidente do conselho destacou ainda um segundo benefício que considera importante quanto à instalação do sistema de refrigeração. “Mantendo portas e janelas fechadas, conseguimos inibir consideravelmente a saída de som, mantendo a acústica e evitando futuras reclamações de vizinhos”, considerou, “Existem vários casos destes quanto a igrejas e com o aparelho evitamos este tipo de situação”, completou ele. Acácio lembrou ainda sobre a necessidade de manutenção dos aparelhos a cada três ou quatro meses, para que não acumule sujeira ou disperse bactérias no ambiente. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade