Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/08/2016

Conferência de Cultura encerra hoje semana de Museus

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Davidson Panis Kaseker será palestrante na Conferência de Cultura e falará sobre “Cultura, Turismo Cultural e Sistema de Museus”

DA REPORTAGEM

A Secretaria Municipal de Cultura realiza nesta quinta e sexta-feira (11 e 12) a 5ª Conferência Municipal de Cultura. O evento, que será realizado Centro das Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) “Maurílio Galoppi” encerra ainda a 3ª Semana de Museus de Penápolis, que teve início na última sexta-feira (05). O horário definido para o início da Conferência é a partir das 19h30 hoje e 19h00 amanhã.
De acordo com o secretário de Cultura, Luiz Colevati, a Conferência de Cultura deve ser vista pela população como a oportunidade de participar ativamente das decisões relacionadas às artes na cidade. “Esta é a oportunidade da população discutir, junto ao poder público, a melhor forma de se trabalhar a Cultura em nossa cidade. Entre os assuntos discutidos está a criação do Sistema Municipal de Museus, já que Penápolis possui potencial para explorar o turismo cultural e precisa trabalhar de forma eficaz este lado”, explicou Colevati.
O público alvo previsto para a Conferência é a de artistas penapolenses, estudantes (a partir do Ensino Médio), professores, profissionais da área cultural, além da população em geral que se interessa pelo assunto e queira opinar e participar das decisões sobre a cultura municipal.
Para hoje, às 19h30 está previsto o credenciamento dos participantes. A inscrição é gratuita. Já às 20h00, inicia-se uma discussão e reavaliação do Plano Municipal de Cultura (demanda atual e atualização do Plano).
Para amanhã, ocorre novo credenciamento dos participantes a partir das 19h00. Ao mesmo tempo, os participantes poderão curtir ainda o show acústico MPB de João Camargo. Às 20h00 acontece a palestra “Cultura, Turismo Cultural e Sistema de Museus” com o palestrante Davidson Panis Kaseker. Ele é Diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sisem (Sistema Estadual de Museus São Paulo) e esclarecerá dúvidas sobre o assunto. Para as 21h00 está prevista a plenária e o encerramento às 22h00. O CEU das Artes fica na rua Manoel Foz, 515, na Vila Aparecida – Próximo da Necrópole Santa Cruz

Novo Museu
Ainda na área Cultural, existem planos da Secretaria de que Penápolis possa ter, em breve, o “Museu da Água”. Caso seja criado, a ideia inicial é de que ele funcione junto ao Centro de Educação Ambiental do Daep, localizado no Centro de Captação, no Ribeirão Lajeado.
“O prédio é histórico, já que possui a primeira estrutura de captação de água de nossa cidade. A ideia é mostrar como isso era feito e outras coisas relacionados à água e também para nos sensibilizarmos sobre sua importância”, afirmou o secretário de Cultura.

Semana de Museus
A Conferência marca o encerramento da Semana de Museus de Penápolis, que contou com diversas atrações para o público de todas as idades, entre oficinas formativas, exposições, feira de artesanato, entre outros. Tudo de forma gratuita para a comunidade.
A 3ª Semana de Museus tem o objetivo de promover os Museus da cidade, tendo em vista que Penápolis, é uma cidade privilegiada e referência cultural na região Noroeste Paulista por ter quatro Museus. São eles: Museu Municipal de Folclore, Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Glaucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão”, 1ª Casa de Penápolis – Museu de São Francisco, e Museu do Sol. A Semana de Museus aborda as diferentes temáticas dos Museus de Penápolis, como folclore, história, religiosidade e artes plásticas.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade