Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/09/2011

Conferência da Juventude: Prefeito conclama jovens a estudarem mais para vencer

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Abertura da Conferência contou com a presença de alunos da EE Dr. Carlos Sampaio Filho

“Não existe sucesso sem sacrifícios”, assim  resumiu o prefeito João Luís dos Santos durante a abertura da  2ª Conferência Municipal de Juventude de Penápolis na noite da última sexta-feira, na EE Dr. Carlos Sampaio Filho. Ao lado do secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Roberto Calez, de Ricardo Faria, da organização do evento; Andréia Miron, da Diretoria de Ensino (Escola da Família) e para uma plateia formada por jovens e adultos da escola anfitriã, João Luís relembrou suas dificuldades para vencer e chegar, hoje, ao cargo de prefeito de Penápolis, sempre trabalhando e estudando. “Sempre trabalhei, isso desde criança e quando não existia o ECA (Estatuto da Criança do Adolescente)”, disse, ao explicar que isso não o impediu de se formar em Letras, Direito, entre outras graduações e Mestrado.
Outra  mensagem passada aos participantes referia-se aos caminhos e opções que eles queriam seguir, oportunidade em que fez algumas reflexões sobre a condução de prioridades adotadas pelos jovens no dia de hoje. "Muitos pensam que a felicidade está em ser rico, ter dinheiro. Hoje existe um equívoco e eu digo que, mais do que ser rico, é ser feliz”, destacou. Também lembrou aos jovens a necessidade de estudar, cada vez mais, para alcançar metas importantes na vida. “Se querem vencer, estudem, estudem, estudem”, conclamou
Ele lembrou que, enquanto muitos pensavam que o prefeito de Penápolis deveria ser rico, morar no centro, ele foi eleito prefeito, mora na periferia e é filho de um trabalhador e de uma dona de casa. “Assim eu digo a vocês que, sendo felizes, vocês não precisam ser ricos para fazer aquilo que querem ou gostam", lembrou.
Entre tantas mensagens de incentivo para que os jovens caminhem para o bem, o prefeito citou um amigo, pedreiro, que na sua profissão tem uma estrutura que agrega, além da sua família, bens materiais que muito atribuem somente ao ricos. “O importante é que ele é feliz, tem trabalho garantido por muito tempo e isso serve de exemplo para aqueles que acreditam que somente muito dinheiro o tornam felizes”, relatou.
O secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Roberto Carlos Calez também se manifestou sobre a necessidade do jovem se engajar na discussão dos seus problemas e participar, em todos os aspectos, do seu futuro. “Espero que os jovens que estejam conosco nessa caminhada. Que todos discutam suas prioridades, suas reivindicações, discutam seus problemas e encontrem soluções para que tenhamos um futuro melhor”, disse, esperando que a conferência municipal contribua para a construção e o fortalecimento de política para Juventude. Calez lembrou de momentos memoráveis, quando naquele mesmo espaço (salão nobre) através da Pastoral da Juventude e de outros movimentos, ele e outros jovens da época também buscavam soluções para os problemas da comunidade estudantil.
Ricardo Faria, um dos organizadores da conferência, também pediu engajamento dos jovens nesse processo e relatou algumas conquistas desde a última conferência, sempre evidenciando o apoio que a Prefeitura tem dado ao projetos da juventude em Penápolis. “Gostaria de lembrar, ainda no início do primeiro mandato, a ajuda para os estudantes (auxílio combustível) que a cada ano tem melhorado. Só para lembra um deles”, falou. Reiterou aos jovens a necessidade de estarem sempre presentes nas discussões que os envolvem, pois somente assim a juventude terá seu espaço e reivindicações garantidos.

Plenárias
Marcada para a manhã de sábado, a Plenária aconteceu no anfiteatro da Fundação Educacional de Penápolis (Funepe), quando os jovens discutiram os temas selecionados e elaboraram o texto final, que será a base para apresentação na Conferências Estadual de Juventude, que deve acontecer na capital e na Conferência Nacional, prevista para ocorrer entre os dias 9 e 12 de dezembro, em Brasília. Para o secretário Roberto Carlos Calez, que acompanhou todo o debate na Funepe, o resultado foi bastante produtivo conseguiu definir propostas importantes, que serão levadas para as próximas etapas, referindo-se às conferências de São Paulo e Brasília.
Como destacado anteriormente, entre os temas principais da conferência os jovens discutiram sobre a Juventude na Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional. O plano nacional de juventude e as suas prioridades para 2011 a 2015  e a articulação e integração das políticas públicas de juventude também estiveram na pauta de discussão.

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade