Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/09/2020

Condenado a mais de 118 anos de prisão morre em hospital para tratamento de Covid-19

Imagem/Arquivo/DIÁRIO
Detalhes Notícia
Ariovaldo estava internado no Hospital de Campanha de Penápolis desde 28 de agosto

DA REDAÇÃO

O sentenciado Ariovaldo Aparecido Terci, 60 anos, morreu na manhã de segunda-feira (7) no Hospital de Campanha de Penápolis, onde estava em tratamento de covid-19. Ele cumpria pena no regime semiaberto no CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Valparaíso, cujas sentenças somadas totalizavam mais de 118 anos de prisão.
O boletim de ocorrência comunicando a morte foi registrado por um agente penitenciário. 
De acordo com ele, o paciente foi internado no último dia 28 e teve a morte confirmada na manhã de segunda-feira.
A defesa do sentenciado havia pedido à Justiça, que fosse concedida a prisão albergue domiciliar a ele, sob argumento de que estaria inserido no grupo de risco dos eventuais infectados pelo coronavírus, por ser diabético e ter hipertensão arterial.
Até as 10h30 a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) não havia informado se o sentenciado tinha o diagnóstico positivo para coronavírus.

Contra
Ao se manifestar contra o pedido feito em julho, o Ministério Público argumentou que na época Terci tinha 59 anos, cumpria pena de mais de 118 anos de condenação no regime semiaberto e que, em regra, a prisão domiciliar só é cabível para reeducandos em regime aberto. Ele completou 60 anos em agosto.
A Promotoria de Justiça argumentou ainda que as unidades prisionais da região de Araçatuba estão adotando todas as cautelas cabíveis para a proteção da integridade dos reclusos.
Entre as medidas está o isolamento dos presos que integram o grupo de risco para covid-19 em ala específica; uso de máscaras por todos os agentes; disponibilização de água sanitária para higienização das instalações e itens pessoais; higienização de todos os objetos que entram no presídio; e isolamento individual de qualquer pessoa que apresente sintoma suspeito.

Condenações
Na ficha do sentenciando consta que ele era integrante de facção criminosa e que tinha várias condenações, principalmente por roubo, mas também tinha condenação por dano e associação criminosa.
A primeira condenação é de ameaça, com sentença de janeiro de 1981, referente a crime cometido em janeiro de 1980 em Araras. Entrentanto, em outubro de 1982 Terci foi condenado a 5 anos e 4 meses de prisão por roubo qualificado ocorrido em Limeira, em setembro de 1981.
Em outubro de 1981 ele foi preso por roubo cometido na cidade de Limeira, mas fugiu da cadeia em junho do mesmo ano, sendo recapturado em julho do ano seguinte. Por esse crime a pena foi de 9 anos e 5 meses de prisão, proferida em junho de 1986.
No histórico do sentenciado há o registro de seis fugas da cadeia no período de junho de 1981 a fevereiro de 1987. Houve ainda outras cinco tentativas de fuga, a primeira em setembro de 1998 e a última em ouutubro de 2001.
Em 19 de junho de 2000, o sentenciado fugiu pela última vez da prisão, em ação de resgate com participação de 21 pessoas. 

(Com informações Lázaro Jr. – Hojemais Araçatuba)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade