Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/05/2007

Concurso: Fotógrafo conquista prêmio na categoria Agricultura

Detalhes Notícia

O fotógrafo José Marques Lopes, 46, conquistou neste mês o Prêmio Especial do Júri no Concurso New Rolland de Fotojornalismo. A participação foi possível porque suas fotos ilustraram matérias do Diário de Penápolis, uma vez que a competição era destinada apenas a fotógrafos com trabalhos publicados.

“Fiquei muito feliz em ter uma fotografia selecionada por ser este um concurso de alto nível, cujo prêmio tem um grande valor, não financeiro, mas moral”, comentou ele, que realiza a atividade de fotógrafo como hobby e há dois anos passou a inscrever seus trabalhos em concursos.

Esta foi a terceira edição do Prêmio New Holland, que contempla as categorias Agricultura e Tecnologia em busca da valorização do trabalho do campo. Além do Prêmio Especial, foram concedidos prêmios de primeiro e segundo lugar e três menções honrosas. No total, 40 imagens foram escolhidas para fazer parte de uma exposição que percorrerá dezenas de cidades do Brasil e da Argentina.

“A seleção considerou como importante a capacidade da foto traduzir o cotidiano das atividades ligadas ao trabalho com a terra”, explicou Marques, para quem o tema não dispensou muito trabalho, uma vez que, apaixonado pela fauna e flora da região, ele coleciona centenas de imagens de plantações, árvores, flores e animais.

Por conta de seu trabalho na Asperbrás, ele percorre diversas estradas da região e aproveita para levar sua máquina fotográfica, observando paisagens e flagrando cenas inusitadas da natureza.

 

Competição

Também neste mês, o fotógrafo recebeu prêmio do Concurso Avistar – Itaú BBA de Fotografia. “A Avistar é um grupo formado por entidades que fomentam ações relacionadas aos pássaros do Brasil”, explicou. O fotógrafo revelou ainda que a competição contou com mais de cinco mil fotos, sendo selecionadas apenas 29, dentre elas o seu trabalho: a fotografia de uma ave conhecida como Pernilongo-costas-brancas. Outra recente premiação conquistada por ele foi o 7º lugar no Concurso das Aves Barra do Piraí/RJ, que premiou apenas 12 trabalhos. A fotografia com a qual se inscreveu foi a de um pássaro Quero-quero banhando-se nas águas do Tietê.

 

Dedicação

Apesar das atividades na área da fotografia serem feitas por hobby, sua dedicação é semelhante à de um profissional, no que se refere aos investimentos em máquinas e lentes. Seu material vem sendo enriquecido desde que ele tinha 15 anos, quando passou a se interessar pela atividade. “Estou sempre em busca de novas maneiras de melhorar a captação das imagens e para isso é preciso investir em materiais”, disse. Entre os próximos eventos dos quais pretende participar está o Concurso do S.O.S Mata Atlântica, que acontecerá no segundo semestre. O fotógrafo já conquistou 10ª e 22ª colocação em outras edições deste concurso e teve suas fotos ilustradas nas agendas publicadas pela organização.

Entre os demais prêmios alcançados por Marques estão participações nos Salões de Fotografia como o de Jaú, Florianópolis e Gaspar; fotografia publicada na revista Fotografe Melhor, de circulação nacional e uma das mais conceituadas da área de fotografia; 4º lugar no Concurso Amigos das Aves, da Barra do Piraí-RJ; além de publicações em calendários e catálogos de diversas Organizações Não Governamentais. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade