Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/11/2018

Competição: Alunos de Penápolis participam das Paralimpíadas

DA REDAÇÃO

Entre os dias 21 e 23 de novembro, o Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro será palco das competições das Paralimpíadas Escolares 2018. O maior evento do gênero da América Latina reunirá cerca de 1000 jovens de 12 a 18 anos com deficiência física, visual ou intelectual matriculados em escolas do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares. Na oportunidade, estarão presentes alunos de 24 estados e do Distrito Federal. Os estados do Rio de Janeiro e Piauí não participarão desta edição. 
A região de Araçatuba será representada por 3 estudantes de Penápolis. O Estado de São Paulo terá a maior delegação com 159 participantes, sendo 120 atletas e 39 membros da comissão técnica.  
Nesta edição, os estudantes disputarão em 11 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôleibol sentado. O evento será realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro com o apoio do Governo do Estado de São Paulo por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência; da Educação; do Esportes, Lazer e Juventude e do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. 
As Paralimpíadas Escolares já revelaram grandes nomes do esporte paralímpico do Brasil, como as integrantes do Time São Paulo Paralímpico Lorena Spoladore, saltadora campeã do Mundial de Atletismo Lyon 2013 e a corredora Verônica Hipólito, prata nos 100m nas Paralimpíadas Rio 2016.  
As competições revelaram ainda os atletas Lemon Moreno, medalhista de prata no Goalball nas Paralimpíadas Londres 2012 e campeão mundial na Finlândia 2014; Petrúcio Ferreira, velocista recordista mundial dos 200m T47; Alan Fonteles, ouro em Londres 2012 e o nadador Matheus Rheine, bronze no Rio 2016. 
Para a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, as Paralimpíadas Escolares de São Paulo vão deixar um legado importante e difundir o conhecimento necessário para a prática paradesportiva no ambiente escolar. 
Localizado no Parque Fontes do Ipiranga (Km 11,5 da Rodovia dos Imigrantes), o Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro é uma parceria do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o governo federal, através do Ministério do Esporte. 
O objetivo do empreendimento que abriga 15 modalidades paralímpicas é fomentar o paradesporto brasileiro criando condições para que seus atletas se destaquem nas competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais, sempre dando ênfase às técnicas avançadas e novas tecnologias. 
O Time São Paulo Paralímpico é a seleção composta por 62 atletas e 6 atletas-guia das modalidades atletismo, natação, ciclismo, halterofilismo, judô, tênis de mesa, bocha, tiro esportivo e triatlo. A equipe é constituída por meio de parceria estabelecida em 2011 entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Comitê Paralímpico Brasileiro.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade