Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/04/2013

Compartilhamentos: Alunos ganham destaque na internet com projeto de leitura

DA REPORTAGEM

 

Uma iniciativa de um grupo de alunos da escola Yone Dias de Aguiar, de Penápolis, tem chamado a atenção nas redes sociais na internet. O grupo, formado por 30 alunos da 3ª série do Ensino Médio publicou diversas fotos deles com imagens e frases de incentivo à educação e a leitura. O que seria apenas um trabalho de escola está ganhando o país através do Facebook – site de relacionamentos sociais – por causa das frases e fotos elaboradas por eles que está sendo compartilhadas com muitas pessoas. Segundo os autores do projeto, pessoas que utilizam o site e que residem em outros estados, como Mato Grosso e Bahia, estão compartilhando as fotos para incentivar outras pessoas à leitura. A ideia saiu de dentro da sala de aula quando um dos professores da turma, Bruno César de Souza, resolveu desenvolver um trabalho que despertasse nos alunos ideias para suas carreiras profissionais. Ele explicou que por conta das dificuldades apresentadas por alguns deles, resolveu desenvolver algo em que pudessem se “auto identificar” e que desta forma se conhecessem melhor para saberem qual profissão se identificariam. Diante disso, foi estabelecido o tema “Educação”, para que os alunos desenvolvessem frases e imagens que incentivassem a prática da leitura e a importância da educação na vida das pessoas. Após a elaboração e correção de todo o material, tudo foi divulgado no Facebook. “Resolvi fazer isso porque se trata de uma página que quase todos têm fácil acesso e que os amigos dos alunos poderiam ver o material. Assim o resultado foi surpreendente, em duas horas, mais de 500 pessoas já haviam compartilhado o material”, comentou Bruno. As imagens mostram os próprios alunos lendo jornais, revistas, livros e textos da internet. Foram inseridas às fotos, textos como “A leitura é a viajem de quem não pode pegar um trem”; “Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê. A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido”, entre outras. Bruno ressaltou que o trabalho foi feito com autorização dos pais dos alunos, já que envolve a exposição de seus filhos. “Um fato muito interessante é que alguns pais ficaram receosos quanto a isso, mas depois que viram o quanto este trabalho pode ser positivo eles apoiaram e incentivaram seus filhos a participarem, o que nos deixou muito felizes”, ressaltou.

 

Avaliação

Dentro do que foi planejado à repercussão tem sido bastante positiva, disse o professor Bruno. Ele revelou que após a publicação do material e o envolvimento das demais pessoas na internet, uma avaliação foi feita entre os alunos criadores do trabalho. “Eles próprios não viram pontos negativos, pelo contrário, enalteceram o resultado, falaram sobre a imagem que passaram para a sociedade e a diferença que podem fazer por uma educação melhor, o estímulo que transmitem para as demais pessoas, entre outras coisas citadas pelos alunos”, disse. Para o diretor da escola, Luiz Carlos Borges Camargo, a iniciativa foi muito boa, já que além da participação dos alunos envolvidos, incentiva ainda a leitura dos demais. “Este é um tema importante e que merece toda nossa atenção. A iniciativa de montar um projeto como este e, a dedicação dos alunos só faz com que a educação seja valorizada e que eles ganhem cada vez mais conhecimento”, comentou. Com relação à repercussão, Borges disse estar motivado a expandir o projeto. “Seria muito interessante que os alunos da escola de forma geral também tivessem um incentivo como este, é um projeto importante e que proporciona grandes ganhos aos alunos, por isso queremos usar este exemplo em toda nossa escola”, ressaltou. Os autores do projeto se dizem satisfeitos e garantem que querem continuar desenvolvendo trabalhos como estes, havendo sempre a intenção de motivar e ajudar as demais pessoas na formação de uma sociedade melhor. O aluno Gustavo Henrique Pereira, 17 anos, revela que teve receio em compartilhar o trabalho na internet, achando que haveria chacotas por parte dos amigos. “Pelo contrário, gostaram e compartilharam, além de elogiarem. Fiquei muito feliz com o resultado e tive a certeza da importância do incentivo à educação”, disse. A aluna Carolina de Souza Frontoura, 16 anos, destacou o compartilhamento que as fotos estão tendo pelas demais pessoas. “Teve gente de outros estados, que não conheço, e que compartilharam minha foto, isso mostra que as pessoas estão preocupadas com a valorização da educação e até mesmo em levar o incentivo para aqueles que precisam”, destacou. Marcela de Souza Brunhara, 16 anos, ressaltou que o projeto foi muito importante para os alunos de sua turma e demais pessoas que viram o resultado do trabalho. “Nossa intenção era a de divulgar a importância da educação, felizmente estamos conseguindo levar estas belas frases para as pessoas. Esperamos que isso faça diferença na vida delas”, ressaltou. Após 48 horas da publicação das imagens na internet, mais de 40,5 mil pessoas já haviam visualizado a página criada no Facebook para a divulgação do trabalho. (Rafael Machi)

CONFIRA VÁRIAS FOTOS NO JORNAL IMPRESSO.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade