Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/04/2010

Comissão do Fundeb visita entidades

Detalhes Notícia

A Comissão Municipal do FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - de Penápolis realizou na quinta-feira, dia 1º., pela manhã, visitas de fiscalização a 2 entidades beneficentes deste  Município: a Creche Auta de Souza e o Lactário Dília Ribeiro. As visitas foram coordenadas pelo Presidente do órgão, o instrutor de técnicas profissionalizantes César Rodrigues Borges  e contaram com a participação de outras 9 pessoas que integram aquele colegiado.  Em princípio estavam programadas visitas a mais 2 outros estabelecimentos (APAE e Casa Anjo da Guarda), mas estas foram adiadas. Na primeira instituição, a Comissão foi recebida à entrada do prédio pela professora Wilma Ribeiro Silva Zanetti, coordenadora -pedagógica da créche e, imediatamente após, pela Presidente Jandira Egidia Sarmento Brunhara que se dispôs a mostrar a Casa e alguns equipamentos adquiridos com recursos do Fundeb. No Lactário Dília Ribeiro, a comissão foi recebida com igual acolhimento e simpatia. A Creche Auta de Souza que  em 2009 atendia a 44 crianças, atende hoje 56  e foi contemplada naquele ano com uma verba de R$ 94.596,00. Segundo informou a Presidente Jandira Brunhara, as crianças cadastradas em 2008 fizeram jus ao recebimento da verba no ano seguinte: 2009. As cadastradas em 2009 vão justificar o recebimento da verba em 2010. A verba do Fundeb é repassada às entidades em 4 parcelas.  Já no Lactário Dília Ribeiro, a Presidente Joana Gil Monteiro e a Coordenadora Pedagógica Vera Anselmo também passaram à Comissão detalhadas informações sobre a aplicação dos recursos recebidos e levaram os visitantes à todas as dependências da Casa. As dirigentes do lactário enfatizaram a notável importância das profundas mudanças havidas com a assinatura do convênio com o Fundeb, cuja clientela  não é mais alvo de caridade pública e aleatória, mas sim é reconhecida como corpos discentes nacionais, Com esse novo “status” que passou a vigorar a partir de 1º de Janeiro de 2007, todos passaram a ser “alunos”. Crianças de 4 meses a 3 anos passaram a ter aulas de música, teatro e ginástica, atividades sempre adaptadas às faixas etárias correspondentes. Outro aspecto importante, muito festejado, é o que concerne a capacitação das professoras, também uma exigência e missão do Fundeb. Trata-se de uma garantia de efetividade das mudanças capazes de garantir uma educação básica pública, ao nível de uma nação séria e capaz de assegurar o futuro de seus cidadãos.

A Comissão
Com o objetivo, entre outros, de reunir-se uma vez por mês para discutir diretrizes que possam nortear as atividades e o destino do Fundeb, assim como das instituições por ele assistidas e fiscalizadas, o órgão está formado, a nível municipal, em Penápolis, pelas seguintes pessoas:

Vitor Francisco Avian, representante do Poder Executivo Municipal; Wilma Ribeiro da Silva Zanetti, representante da Secretaria Municipal de Educação; Silvia Cristina Pandini, representante do Conselho Tutelar; Maria Julia Santos David Zanetti, representante do Conselho  Municipal de Educação; Lecir Panini, representando os estudantes da educação básica pública; Ana Paula Fatori, representante de pais de alunos da educação básica pública; Vera Aparecida Prado, professora da Educação Básica Pública; Luciana Marchesi, Diretora da Educação Básica Pública; Suely Gruppo Hilário, representante dos técnicos administrativos da Educação  Básica Pública e César Rodrigues Borges, eleito pelos membros da Comissão para presidi-la e zelar pelo fiel cumprimento das finalidades do órgão. (Secom)

Foto: Flagrante da chegada da comissão do Fundeb à Creche Auta de Souza

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade