Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/05/2016

Comemorações: Paróquia celebra São José Operário no Dia do Trabalhador

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
O andor com a imagem de São José Operário percorreu bairros da cidade em carreata e foi carregado pelas pessoas o início da celebração

DA REPORTAGEM

Por mais um ano, centenas de católicos se reuniram para as festividades e celebração em louvor a São José Operário, celebrado neste domingo (1º). As festividades ocorreram através de carreata e missa campal realizada na igreja matriz da Cidade Jardim, que leva o nome do santo. A tradição ocorre no Dia do Trabalho em alusão ao fato de São José ter sido carpinteiro, trabalhando arduamente para ajudar no sustento de Jesus Cristo quando criança. Por isso, é considerado o santo padroeiro dos trabalhadores e da família. As festividades no bairro iniciaram por volta das 15h00 com a carreata que saiu da igreja matriz e percorreu diversos bairros da cidade. Um andor com a imagem do santo acompanhou todo o trajeto e por onde passava chamava a atenção das pessoas que acenavam e aproveitavam para pedir e agradecer graças recebidas. Todo o trajeto foi acompanhado também por carros e motos. Os tradicionais caminhões com membros da comunidade também percorreram as ruas com faixas e enfeites relacionados à festa e ao santo. Diversas comunidades receberam a visita da imagem e em cada parada eram realizadas orações. A carreata terminou por volta das 18h30 em uma empresa próxima à entrada do bairro Cidade Jardim, onde diversas pessoas aguardavam o andor da imagem para a procissão que se encerrou já na igreja do bairro. Por fim, uma queima de fogos marcou o encerramento da celebração de São José.


A celebração de São José Operário é tradicional na cidade Para pároco da comunidade, padre Joaquim Trindade, a participação das pessoas na celebração deve representar a adesão aos projetos de Deus. “Aquele que tem São José como seu padroeiro deve assumir, encarnar em sua própria vida o projeto do Reino de Deus a partir do Evangelho e a partir de Jesus Cristo”, enfatizou. Segundo ele, a união da comunidade em prol ao evento representa a fé de um povo. “A comunidade se uniu em resposta para tudo o que estamos propondo. Tivemos a certeza de um povo unido na fé em São José e Jesus Cristo. O evento foi muito bem organizado, estão todos de parabéns”, finalizou.
A igreja matriz passa por reconstrução, além de reformas em seu salão paroquial. Com a festa do padroeiro, foi dado início a uma campanha de arrecadação de verbas para a compra e colocação do piso da igreja. “No último sábado (30) tivemos a visita de nosso Bispo, Dom Francisco Carlos, que ficou muito satisfeito com o trabalho e abençoou a união da comunidade para a colocação deste piso”, finalizou.
Os interessados em contribuir podem procurar a secretaria paroquial, na igreja, de segunda à sexta-feira no período da tarde e aos sábados pela manhã.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade