Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/02/2007

Comemoração: Primeira Igreja Batista completa 82 anos amanhã

Detalhes Notícia

A Primeira Igreja Batista em Penápolis terá programação especial no fim de semana por conta do aniversário de sua fundação, ocorrido no dia 1º de março de 1925. Esta foi a segunda igreja evangélica a ser fundada na cidade, sendo pioneira a Igreja Metodista Central.

De acordo com o Pastor Fernando Fernandes (foto), está programado para este sábado, 03, a partir das 19h30, um Culto de Celebração e Gratidão, para o qual foram convidadas autoridades municipais e demais grupos e pessoas envolvidas com o trabalho da igreja. “Além da presença dos membros, gostaríamos que a sociedade em geral participasse do culto”, convidou o pastor. A noite será marcada pela participação especial do Ministério “Vendo Vozes”. O grupo, criado pela própria igreja local, realiza apresentações musicais em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), e reúne tanto portadores de deficiência auditiva quanto outras pessoas que se interessam pela linguagem. Segundo Fernando, sete participantes têm a deficiência, e o grupo conta um cerca de 15 integrantes. Já a ministração da palavra será feita pelo Pastor Tito Bozzolo Júnior, da Primeira Igreja Batista de Cafelândia, e que já foi membro da igreja em Penápolis. Haverá ainda o tradicional bolo de aniversário.

Para a comemoração deste ano, a administração da igreja resolveu homenagear os pastores que passaram pela instituição na última década. Assim como o Pastor Tito, estarão presentes os pastores Mário Luiz Silva, empossado recentemente na Igreja Batista Memorial de Penápolis, e o pastor Daniel Seliprandy, de Braúna, que fará a ministração na manhã de domingo.

A Igreja Batista conta atualmente com mais de 250 membros e, nestes 82 anos, foi dirigida por 22 pastores, sendo o 23º o pastor Fernando, que está na Igreja há oito anos. Também neste período, quatro igrejas surgiram a partir do trabalho da Primeira Igreja Batista, sendo elas a Igreja Batista de Promissão, Igreja Batista Ebenézer, Igreja Batista Boas Novas e Igreja Memorial. “A Ebenézer, apesar de não ter sido organizada pela nossa igreja, foi criada por pessoas que faziam parte anteriormente”, explicou o Pastor.

 

Fundação

O fundador da Igreja Batista em Penápolis foi Frederico Axel Anderson. Sua estratégia de ministério pastoral era itinerante, sendo também responsável por fundar outras igrejas na região e ainda na região de Bauru.

A igreja em Penápolis iniciou com um grupo de 44 pessoas, vindas de Potirendaba e Alto Alegre. A instalação no prédio atual aconteceu por volta de 1927 e o templo sofreu três alterações até hoje. Há cerca de 20 anos, foi construído também junto à igreja um prédio para Educação Cristã.

Atualmente, o templo está sendo reconstruído, numa reforma que já dura três anos. Durante o ano passado, as obras foram suspensas em prol da viabilização de outros projetos, mas estão sendo retomadas. “Será definida agora a nova fachada da igreja, além do acabamento, que envolve colocação de janelas, portas, vidros, sonorização e climatização”, explicou Fernando, “Nosso sonho é concluir este projeto em dois anos, mas tudo dependerá dos recursos disponíveis”, acrescentou.

 

Missão

Desde a década de 50, a igreja investe na formação de novos pastores, apoiando ainda projetos missionários não só no Brasil como em outros continentes como europeu e africano. A igreja direciona recursos para uma agência missionária chamada Junta de Missões Mundiais, que é uma instituição batista, e colabora também com projetos específicos no Ceará e outro para evangelização de árabes no estado de São Paulo. “Trabalhamos também na região, com projetos da Associação Batista da Noroeste, e duas vezes por ano fazemos uma grande campanha para arrecadar recursos para as missões”, explicou Fernando.

A igreja mantém ainda projetos sociais com crianças, e atualmente trabalha na reestruturação de um projeto que busca novas tecnologias. “Contamos com o auxílio de profissionais de diversas áreas para que a igreja monte projetos contemporâneos”, disse, “Somos batistas tradicionais no que diz respeito a princípios doutrinários, que não foram alterados desde a definição feita pelo primeiro grupo batista que se tem registro na história, em 1613, mas, em termos de expressão e metodologia de trabalho, procuramos ser uma igreja contemporânea”, concluiu o pastor. A Primeira Igreja Batista de Penápolis está localizada na Avenida Eduardo de Castilho, 808. Centro. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade