Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/09/2007

Comemoração: Penápolis já tem hino e logomarca do centenário

Em cerimônia realizada domingo, 9, no Cine Teatro Lúmine, o Comitê de Ações do Centenário de Penápolis divulgou o resultado do Concurso Cultural “Entre Para a História”, que escolheu a logomarca, slogan e hino comemorativos aos 100 anos da cidade. O evento contou com apresentação do músico Euclides Marques e da Banda CVE. Ao final o júri apontou os vencedores: Lucas Bastos Garcia e Maria do Carmo de Miranda Oliveira.

Lucas Bastos foi o autor da logomarca comemorativa juntamente com o slogan “1908-2008: Um século de Conquistas”. O trabalho gráfico utilizou linhas modernas com as cores padronizadas do município (azul, branco e vermelho) e os ramos de cafeeiro e algodoeiro, conforme previa o regulamento do concurso.

“Já tinha trabalhado com artes gráficas e por isso tinha uma expectativa boa quanto ao concurso. Minha idéia com o desenho foi passar uma imagem de modernidade conseguida pelo município com o passar destes quase 100 anos”, disse Lucas. Quanto ao Hino, o mesmo levou cerca de um mês para ser composto, conforme explicou a autora Maria do Carmo. Ele possui cinco estrofes mais o refrão. A vencedora, que é professora aposentada de História e escritora, também compõe músicas há muitos anos e tem mais de 60 trabalhos em seu acervo pessoal. “Compus este hino sozinha, com muito carinho e dedicação. Coloquei neste trabalho todo meu amor por esta cidade e seu povo. Amo minha Penápolis e quis através deste hino demonstrar este sentimento. Estou orgulhosa e feliz demais, me sentindo recompensada”, afirmou Maria do Carmo.

 

O evento

O show da final do concurso foi aberto pelo violonista Euclides Marques, e encerrada pelo músico Edmilson Pequeno acompanhado da Banda CVE, com as participações especiais das cantoras Christiany, Roberta Figueiredo e Juraci Gouveia. Durante a cerimônia de revelação dos vencedores estiveram presentes o prefeito João Luís dos Santos (PT), o vice-prefeito Zeca Monteiro, que também é o coordenador do Comitê do Centenário, além de demais autoridades e integrantes do corpo de jurados. Os vencedores dos dois quesitos receberam como premiação o valor de R$ 1 mil cada, além de CDs com a gravação do hino e troféus. Tanto os CDs quanto os troféus serão entregues em breve, já que serão confeccionados com as obras vencedoras, divulgadas no último domingo. A entrega deve ocorrer durante o coquetel de lançamento do site do centenário, cuja data está sendo acertada pela comissão executiva dos festejos.

Quanto ao corpo de jurados, que escolheu os dois trabalhos vencedores entre os 27 inscritos (seis hinos e 21 logotipos e slogans), ele foi diferenciado, sendo um grupo responsável pelo julgamento dos hinos e outro pela escolha da logomarca.

O grupo de jurados que escolheu o hino teve como integrantes os professores Vítor Passafaro, José Fulanetti de Nadai e Ademar Módena, e os músicos Joel Gomes e Marcos Pereira, este último também maestro e produtor musical.

A análise das logomarcas ficou por conta do grupo composto por Lourenço Luís Lundstedt e Roberto Bastos (Fractal Publicidade e NG Publicidade, respectivamente) e os professores Maria Antonieta Gomes Penteado, Manoel Pessoa e Arthur Andreatta.

A organização do evento agradece a colaboração dos patrocinadores: Big Mart, Unidas Motos, ACE, Grupo Atlântica Brasil, Drogaria do Laranja e Tratomag. Agradecimentos também vão a todos que compareceram e doaram alimentos na portaria do evento. Os mesmos foram encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade. (SMC)

 

Hino do Centenário de Penápolis

 

Autora: Maria do Carmo de Miranda Oliveira

 

Centenária, avanças nos tempos

Para poderes preservar teu valor,

És nobre e imponente, princesa!

 

A tua remota origem procede

De uma longa epopéia de amor,

Em luta por justiça intrépidas

Que sustentam o teu esplendor.

 

Primavera! Primavera!

Cem anos de vida!

Tantos sonhos e quimera,

Salve, cidade querida!

 

Torrão gentil e acessível ao povo;

És um patrimônio de moderação.

Florão do clássico de algo novo,

Décadas vívidas de transformação!

 

Históricas sementes de tuas glórias,

Em teus cálidos chãos germinadas,

Matizam de luzes, sombras e cores,

A vivência de nossas caminhadas.

 

Primavera! Primavera!

Cem anos de vida!

Tantos sonhos e quimera,

Salve, cidade querida!

 

No morrer das tardes, tuas canções,

De teu coração embalam corações;

Desce a tua noite, a vida se acalma,

A ambição se vai e nossa alma fala!

 

Primavera! Primavera!

Cem anos de vida!

Tantos sonhos e quimera,

Salve, cidade querida!

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade