Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/11/2006

Comemoração: Hoje é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

Hoje é comemorado em todo o país o Dia de Prevenção e Combate à Surdez. A perda auditiva é uma das deficiências mais comuns na população brasileira, sendo que dados da Organização Mundial da Saúde apontam que mais de 15 milhões de brasileiros têm problemas auditivos. Números da Sociedade Brasileira de Otologia revelam que, de cada mil crianças nascidas no país, três a cinco já nascem com deficiência auditiva.

A surdez pode se desenvolver de diversas maneiras. Quando genética, pode ser detectada nos primeiros dias de vida e tratada com sucesso. O teste da orelhinha, um exame rápido e indolor, pode resgatar a audição em quase 100% dos casos, se realizado nos primeiros seis meses de vida.

Já na terceira idade, cujas complicações começam a surgir a partir dos 65 anos, a surdez é um dos mais importantes fatores de desagregação social, por produzir efeitos negativos no processo de comunicação. Porém, mesmo com o envelhecimento natural dos órgãos, é possível conviver com a perda auditiva, buscando tratamentos para melhorar a qualidade de vida.

 

Poluição sonora

Atualmente, com os elevados níveis de poluição sonora, a cultura da prevenção e a redução de exposição do ouvido a riscos desnecessários são essenciais para manter a audição saudável. No Brasil, a poluição sonora já é considerada uma questão de saúde pública e é tida também como a terceira maior do planeta, perdendo apenas para a água e o ar.

Uma pessoa não pode permanecer em um ambiente com atividade sonora de 85 decibéis por mais de oito horas. Esse tempo cai para quatro horas em lugares com 90 decibéis, duas horas em locais com 95 decibéis, e uma hora quando a intensidade chega a 100 decibéis.

Este tipo de poluição pode acarretar conseqüências severas à qualidade de vida da população, afetando a saúde do indivíduo e conturbando intensamente as relações sociais. Algumas pesquisas mostram que o ruído fora de controle constitui um dos agentes mais nocivos à saúde humana, causando perda da audição, zumbidos, distúrbios do labirinto, ansiedade, nervosismo, hipertensão arterial, gastrites, úlceras e impotência sexual. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade