Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/05/2008

Comemoração: Gari contribui com limpeza e beleza da cidade

Nesta sexta-feira, 16, comemora-se o Dia do Gari. Este profissional faz um trabalho fundamental para manter as nossas cidades limpas. Eles são os responsáveis pelo recolhimento do lixo das residências, indústrias e edifícios comerciais e residenciais, além de varrer as ruas, praças e parques.
Apesar de imprescindíveis para a manutenção da limpeza, este profissional algumas vezes passa despercebido nas ruas. Em Portugual, eram conhecidos como “Almeida”, em homenagem a um cidadão com Almeida no nome, que foi diretor-geral da limpeza urbana da capital portuguesa. O nome gari também é uma homenagem a uma pessoa que se destacou na história da limpeza na cidade do Rio de Janeiro, o francês Aleixo Gary.
Este empresário assinou contrato, em 11 de outubro de 1876, com o Ministério Imperial para organizar o serviço de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Ele permaneceu neste cargo até o vencimento do contrato, em 1891. Em seu lugar, entrou seu primo, Luciano Gary. A empresa foi extinta um ano depois, sendo criada logo depois, a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da Cidade, serviço este que deixou a desejar.

Serviço
Em Penápolis, os serviços de varrição de rua são executados pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis). São 61 funcionários que trabalham neste setor, cumprindo uma jornada de trabalho de 6 horas por dia. O salário de um gari gira em torno de R$ 532,28. Eles trabalham de segunda à sexta-feira, das 07h às 13h. Apenas a equipe que executa o serviço de varrição na área central da cidade trabalha de segunda a sábado no mesmo horário. Há 12 na profissão, a gari Valderez Gabriel Zanine, 50 anos, explica como funciona o trabalho. “Varremos um determinado trecho e, em seguida, recolhemos o lixo em sacos plásticos”, diz. Estes por sua vez são deixados em pontos específicos para serem coletados por caminhões do Daep. Pelo fato de ficar várias horas nas ruas, Valderez comentou que já presenciou vários acidente de trânsito, e, por trabalhar em locais destinados ao tráfego de veículos, já passou por várias ocasiões de risco, mas, felizmente nunca se envolveu em atropelamento. (IA)

Foto: Cerca de 61 funcionários trabalham neste setor executando a varrição nas ruas de nossa cidade

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade