Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/05/2013

Comemoração: CEU Darcy Buranelo desenvolve Projeto Índio

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Alunos do CEU Darcy Buranelo visitam exposição com temática indígena em museu de Tupã

Em comemoração ao Mês do Índio, celebrado em abri, os alunos do CEU (Centro de Educação Unificado) "Profª. Darcy Aparecida Buranelo Marin" desenvolveram um projeto de aproximação e conhecimento à cultura indígena. O Projeto Índio resultou em exposição dos trabalhos produzidos pelos estudantes, que ficaram abertos a visitação na escola de 10 a 13 de maio, junto a peças indígenas e fotografias.

Os professores da Unidade Escolar dissemiram a cultura indígena por meio de ações diversas e complementares. Durante o mês comemorativo ao índio, os alunos tiveram um contato com a história dos índios a partir de filmes e atividades desenvolvidas em sala e extraclasse, como aulas explicativas, jogos, oficinas e visitas a exposições.

As crianças aprenderam mais sobre as manifestações culturais dos índios (danças e rituais), moradias típicas, objetos confeccionados e utilizados por eles e traçaram um paralelo entre a vida dos nativos brasileiros antes e depois da chegada dos portugueses, além de entenderem sobre a realidade do índio atual.

Visitaram também a exposição "Nhenhenhém – Aqui todo mundo é índio", na Sala Cora Coralina, e participaram de oficina de confecção de pau de chuva.

 

Viagem

Entre as ações realizadas, os alunos do CEU Darcy Buranelo participaram da 41ª Semana do Índio no Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, em Tupã, na última semana de abril. A viagem foi possível por meio de parceria com a Secretaria de Esportes, que disponibilizou o transporte aos alunos e professores.

Na visita ao museu de Tupã, os estudantes conheceram exposições temáticas e participaram da Oficina de Adornos Corporais, ministrada por um índio da tribo Krenak. Na ocasião, as crianças vivenciaram conteúdos que, associadas aos desenvolvidos na escola, somaram e enriqueceram o aprendizado.

A 41ª Semana do Índio de Tupã reuniu exposições, oficinas de artesanato e pintura corporal, apresentação de danças típicas, feira de artesanato, entre outras atividades. Secom – PMP

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade