Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/11/2012

Começa hoje o II Torneio de Rugby em Cadeiras de Rodas

Secom-PMP
Detalhes Notícia
O Rugby é uma opção desportiva para pessoas com alto grau de deficiência

A Secretaria de Esportes da Prefeitura de Penápolis convida toda comunidade para prestigiar a abertura oficial do “II Torneio de Rugby em Cadeira de Rodas” que acontecerá hoje à noite, a partir das 19h, no Ginásio Municipal de Esportes “Antônio Castilho Braga”, o Gigantão Azul. Entrada franca.
A abertura oficial contará com a presença das autoridades locais, esportistas da cidade e região, além da participação dos atletas das seis melhores equipes de Rugby sobre Cadeira de Rodas do país, que estarão na cidade para participar do evento. Após a cerimônia, haverá a primeira partida do Torneio.
A programação segue com partidas na sexta-feira, dia 16 e no sábado, 17, com jogos nos períodos da manhã, tarde e noite, com início às 9h, 14h e 20h. No domingo, dia 18, acontecerá a finalíssima, às 10h, com cerimônia de premiação e encerramento do evento. Todos os jogos serão disputados no Gigantão Azul, com entrada franca todos os dias. 
O Rugby em Cadeira de Rodas, também chamado de Quad-rugby, é para atletas com deficiência em pelo menos três membros (ex: lesão medular, polio) ou 4 membros (ex: amputação), foi criado no Canadá no final da década de 1970, como opção desportiva para pessoas com alto grau de deficiência, que por conta disto não tinham oportunidade em jogos de basquete em cadeira de rodas. Entrou nos Estados Unidos em 1982 e rapidamente se difundiu pelo mundo.
O objetivo do jogo é ultrapassar com a posse da bola entre cones dispostos na linha de fundo do adversário. Cada jogador recebe uma pontuação de acordo com o grau de deficiência, variando de 0.5 (maior deficiência) a 3.5 pontos (menor deficiência). As equipes são formadas por quatro atletas e não devem ter a soma dos jogadores maior do que oito pontos. Utiliza-se quadras de tamanho oficial de basquete e bolas semelhantes as de vôlei.
O  II Torneio de Rugby em Cadeira de Rodas é realizado pela Adefipe- Associação dos Deficientes Físicos de Penápolis e Rotaract Club de Penápolis (Distrito 4470), com apoio da Prefeitura de Penápolis, Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude e ainda conta com a parceria da ABRC (Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas) e Adecamp (Associação de Esportes Adaptados de Campinas).

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade