Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

14/11/2006

Começa a "Semana de Combate à Dengue"

Detalhes Notícia

Mobilizar toda a comunidade para auxiliar no combate ao mosquito transmissor da dengue é o principal objetivo da Semana de Combate à Dengue, que culmina com o “Dia D”, no próximo sábado, 18. Em Penápolis a semana dedicada às atividades de conscientização está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, com parceria da Secretaria Municipal de Educação.

A iniciativa faz parte da estratégia do Ministério da Saúde para evitar a epidemia da doença. Na cidade a programação começou ontem, 13, nas escolas municipais de Ensino Fundamental. Técnicos do Serviço de Vigilância Epidemiológica estão realizando trabalhos em sala de aula e também em campo com os estudantes.

Segundo explicou a chefe do Serviço de Vigilância Epidemiológica, enfermeira Rosalícia Maria Lundstedt, são feitas explicações em sala de aula sobre o que é a dengue, como ela é transmitida, quais os seus sintomas, medidas preventivas, entre outros detalhes. Depois de passarem por esta explanação as crianças saem às ruas do bairro onde está localizada a escola para, junto com professores e profissionais da saúde, visitarem as residências próximas e passarem adiante o que aprenderam.

“As próprias crianças estão nos ajudando a informar a população sobre o problema da dengue. Além de ensinarem, principalmente as medidas preventivas, elas também ajudam a vistoriar os quintais em busca da eliminação de criadouros do mosquito” - contou Rosalicia.

Somente ontem já passaram por este trabalho a escolas municipais Profª Harume Kubota da Silva, Prof. Armelindo Artioli, Profª Joana Helena de Castilho Marques, Profª Marilena Cipriano Pereira e os CEUs (Centros Educacionais Unificados) Profª Montaha Gibara Ayub e Profª Darcy Aparecida Buranelo Marin. Além destas ações os professores de todas as unidades estão desenvolvendo trabalhos sobre o tema em sala de aula, colaborando para o sucesso da mobilização na cidade.

 

Sorteio

Paralelo ao trabalho com os estudantes, a Vigilância Epidemiológica também está, através de seus agentes, percorrendo demais residências para fazer orientações acerca do combate à doença. Nestes contatos eles estão pedindo aos munícipes que preencham um cupom para concorrerem ao sorteio de prêmios.

Ao preencher os cupons os munícipes respondem como fazem para evitar a dengue em suas casas, relatando algumas medidas preventivas; os mesmos são depositados em várias urnas, espalhadas com os agentes.

O sorteio geral será no próximo sábado, dia 18; neste dia todos os cupons serão reunidos numa única urna, cedida pelo Sindicato do Comércio de Penápolis, e de lá sairão cinco munícipes que receberão prêmios diversos, doados pelo comércio local, como vale-compras, cesta básica, entre outros.

Esse sorteio está marcado para as 09h, na sede da Vigilância Epidemiológica (avenida Marginal Maria Chica 1306, ao lado da Clínica Odontológica Municipal). O mesmo contará com a supervisão do Conselho Municipal de Saúde e é aberto ao público interessado.

A Secretaria Municipal de Saúde agradece a todos que colaboraram doando brindes e ajudando de diversas formas para o sucesso da campanha: Supermercado Econômico, Supermercado Millenium, Supermercado Amália, Drograria Usimed, Posto Peixinho, Sônia Floricultura, Brindes Penápolis e Sincomércio.

 

Integração

Na opinião da chefe da Vigilância, é importante a integração de todos os segmentos da população, principalmente nesta época do ano onde a proliferação do mosquito transmissor da doença é facilitada.

“Com a proximidade do verão e incidência das chuvas, o mosquito se reproduz com muita facilidade. Ao contrário do que muitos pensam, a dengue é uma doença perigosa, que pode, inclusive, levar à morte” - alertou a enfermeira Rosalícia. Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade