Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/03/2007

Comdec faz primeira reunião para reestruturação

Aconteceu ontem, 9, na Prefeitura de Penápolis, a primeira reunião do ano envolvendo os membros da Comdec (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil). Foi também a primeira reunião após a nomeação de alguns novos integrantes da antiga comissão, agora denominada coordenadoria. Na oportunidade foi apresentado o Sistema Nacional de Defesa Civil e traçadas diversas ações, a serem realizadas de imediato, para prevenir ocorrências que coloquem em risco a vida da população.

O encontro, que nessa fase de reestruturação será bimestral, teve a participação do prefeito João Luís dos Santos e foi coordenado pelo presidente do órgão, o Sub-Tenente Maurício José Garcia, comandante do Corpo de Bombeiros local.

João Luís fez a abertura destacando a importância desta coordenadoria para o município. “Gosto sempre de ressaltar que é preferível que não seja necessário acionar serviços como o dos Bombeiros, da Polícia e da Defesa Civil, porém sabemos que, se houver essa necessidade, é importante que todos estejam com as melhores condições possíveis para atender quem precise” – falou.

“Em razão disso, a Defesa Civil precisa estar preparada para agir com eficiência. É preciso que haja total sintonia entre seus membros, que em cada função, exercem papel fundamental para uma boa atuação” – conclui.

 

Fases

Durante suas explanações o Sub-Tenente Garcia enfatizou que, embora haja órgãos da Defesa Civil nas esferas estadual e federal, quem acaba atuando mais efetivamente no caso de desastres é o município onde há a ocorrência. “Por isso temos que considerar uma série de ações que precisam ser postas em prática para facilitar o trabalho da coordenadoria municipal” – disse.

Garcia informou que existem quatro fases de atuação da Defesa Civil, sendo a primeira delas de prevenção; a segunda voltada para o socorro; a terceira para o aspecto assistencial; e por fim a quarta fase, onde são concentrados esforços para o reparo dos danos causados.

O enfoque maior da reunião foi com relação à primeira fase, que é a prevenção, que é desenvolvida em períodos de normalidade. Para que isso ocorra já foram traçadas ações que serão concretizadas de imediato como criação de banco de dados, campanhas educativas, capacitação e execução de mapa de riscos.

“No banco de dados serão reunidas informações com nomes e contatos de todos os membros para acionamento em emergências. Também vamos relacionar as escolas e associações existentes e quais os equipamentos que dispõem, como número de salas, cozinha e banheiros, para que se eventualmente houver casos de desabrigados tenhamos condições de saber qual o local mais próximo que poderá receber essas pessoas” – relatou.

“Serão relacionadas ainda empresas públicas e privadas que possam dispor de caminhões e máquinas, além de empresas de ônibus e de retirada de entulhos. Não sabemos o que podemos vir a enfrentar, por isso esta rede de comunicação precisa ser criada, estando preparada para qualquer eventualidade”.

 

Educação e Capacitação

Quanto às campanhas educativas focando a colaboração para prevenir acidentes, Garcia frisou que serão buscadas parcerias para participação das escolas e professores, que são agentes multiplicadores de informações, assim como os estudantes. Sobre capacitação, o Sub-Tenente disse que ela deve ocorrer em todas as reuniões, com palestras e material de vídeo disponibilizado pela Defesa Civil Nacional, e que também serão distribuídos entre os membros CDs contendo importante material relacionado ao assunto para consultas e estudos. Cursos também serão realizados. “Vamos agilizar a participação de nossos membros em cursos da Coordenadoria Estadual em cidades da região, além de buscar a realização de cursos aqui mesmo em Penápolis” – falou o bombeiro.

Sobre o mapa de risco, devem ser apontados todos os locais mais vulneráveis a desastres naturais, como inundação por exemplo. O Posto de Comunicação da Defesa Civil de Penápolis fica concentrado no Corpo de Bombeiros local e pode ser acionado pelo telefone 193. Secom – PMP

 

Conheça os membros da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Penápolis

 

Presidente: Sub-Ten. Maurício José Garcia;

Vice-Presidente: Francisco Tadeu Delgado;

Representante da UNIMED: Rafael Dorta Neto;

Representante da Secretaria Municipal de Obras: Francisco Gomes Garcia;

Representante da Secretaria Municipal de Agricultura: Wilson Dias Lopes;

Representante da Secretaria Municipal de Educação: Vânia Mara Campos Alencar;

Representante da Secretaria Municipal de Comunicação: João Martins;

Representante da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania: Clésio Thomazin;

Representante da Secretaria Municipal Saúde: Wilson Roberto de Souza;

Representante da Polícia Rodoviária: Wilton Tomazini;

Representante do DAEP: Lourival Rodrigues dos Santos;

Representante do DER: Geraldo Antonio Bonini;

Representante do IBGE: Mário Sérgio de Alencar;

Representante do Sindicato do Comércio Varejista de Penápolis: Edson Carlos Passari;

Representante do Tiro de Guerra: 2º Sgto. Gléberson José Batista Dias;

Representante da Delegacia da Mulher: Rita de Cássia D. Lotti;

Representante dos Clubes de Serviços: Loja Maçônica Estrela Noroeste do Brasil – José Orcione Rocha;

Representante da Imprensa : Jornal Diário de Penápolis – Arci Lourenço de Almeida;

Representante da Polícia Militar: Sgto. Reginaldo Ribeiro;

Representante da Polícia Ambiental: CB.PM. Ronaldo César de Souza;

Representante da Polícia Civil: Dr. Nivaldo Martins Coelho.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade