Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/11/2018

Combate ao Aedes: Vigilância oferece treinamento ao Pronto Socorro

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Os profissionais de enfermagem que atuam no Pronto Socorro receberam capacitação sobre doenças transmitidas pelo Aedes

Com início do período de chuvas, o Serviço Municipal de Vigilância Epidemiológica iniciou os treinamentos com os profissionais que atuam na saúde pública para melhor diagnóstico, atendimento e tratamento aos pacientes com doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. O treinamento foi ministrado pelo enfermeiro do setor, Alexandre Pereira Almeida.
A capacitação foi iniciada com as equipes de enfermagem do Pronto Socorro nos dias 12 e 13 de novembro. Segundo o enfermeiro, nos meses chuvosos se inicia um período epidêmico, propício para o aumento no número de casos de dengue, zika vírus e chikungunya. 
“Este é um período de alerta para a Secretaria Municipal de Saúde e para a toda população. Além dos cuidados com a prevenção e combate ao Aedes, é necessário que os pacientes e os profissionais da saúde fiquem atentos aos sintomas de cada doença”, afirmou Almeida.

Treinamento
O enfermeiro Alexandre Pereira Almeida explicou que a capacitação consiste em reforçar o protocolo de atendimento e oferecer atendimento adequado a população em casos suspeitos de contaminação das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. 
“É um treinamento rápido de serviços de saúde que visa levar conhecimento da classificação de risco, os diferenciando através do protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde”, explicou. Os órgãos de saúde utilizam o Protocolo de Manchester para a triagem dos pacientes, conforme a gravidade de cada caso.
“Desta forma, será possível identificar os casos que são mais simples e os mais graves, oferecendo tratamento adequado e evitando complicações. O atendimento do Pronto Socorro é de extrema importância, pois é onde estão concentrados muitos casos, inclusive os de maior gravidade”, destacou.
O treinamento também consiste em informar quais os exames devem ser solicitados, com a diferenciação de cada doença através dos seus sintomas e características. O mesmo treinamento já foi ministrado diversas vezes nas unidades básicas de saúde, assim como na Santa Casa de Misericórdia de Penápolis. “No próximo mês, iremos reforçar o treinamento com os servidores que atuam na atenção básica e com os profissionais da Santa Casa”, concluiu.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade