Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/10/2019

Combate ao Aedes deve ser intensificado para evitar transmissões

Imagem/Secom-PMP
Detalhes Notícia
Principal ação preventiva é a eliminação de criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya

Mesmo com a redução no número de casos positivos de doenças transmitidas Aedes aegypti, o Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde alerta para a eliminação de criadouros. O período de calor e chuvas favorece a proliferação do mosquito, transmissor da dengue, a febre amarela, zika e chikungunya. 
Medidas de prevenção devem ser adotadas como rotina nas residências para conter a disseminação destas doenças. Nos meses de agosto e setembro, foram registrados quatro casos suspeitos de dengue, ainda aguardando o resultado de exame laboratorial. Desde janeiro, foram registrados 2.267 casos positivos de dengue.
Segundo o encarregado do Serviço, Franklin Cordeiro, a transmissão não foi interrompida, por isso, a prevenção é fundamental. “Em nossas visitas casa a casa, temos encontrado muitos criadouros de Aedes. Vasos de plantas, ralos, bebedouros de animais e vasos sanitários sem uso, são os principais locais em que as larvas são encontradas”, alertou. 
“Precisamos que a população estabeleça uma rotina em suas residências, verificando e eliminando todos os recipientes que possam acumular água e se tornar um criadouro do mosquito”, enfatizou Cordeiro.
Para conter a transmissão, a Vigilância Epidemiológica realizou ações de bloqueio nos últimos casos notificados, com busca ativa de sintomas, manejo ambiental (retirada de criadouros) e aplicação de inseticida, todas estas ações de praxe que fazem parte do protocolo do Ministério da Saúde.
Nos próximos dias, as equipes do setor iniciarão a ADL (Avaliação de Densidade Larvária) que determina o nível de infestação larvária no município. No último levantamento realizado em agosto, o índice foi de 0,15%, valor considerado aceitável pelo Ministério da Saúde. 
“O combate ao mosquito deve ser contínuo e a população não pode se descuidar. A melhor forma de se evitar os focos de Aedes é evitar o de acúmulo de água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, ralos e sanitários de banheiros sem uso frequente, entre outros”, enfatizou Cordeiro.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade