Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/03/2024

Combate à dengue: Daep intensifica ações e pede colaboração da população

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia

DA REDAÇÃO

A Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental (Daep) mantém um esforço contínuo no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A equipe do Daep realiza ações frequentes de limpeza urbana, recolhendo resíduos volumosos, executando capinação, remoção de terras, limpeza de praças e espaços públicos, além de disponibilizar sete ecopontos para recebimento de resíduos da construção civil, podas de árvores, móveis usados e material reciclável. No entanto, pontos viciados com resíduos têm se tornado mais frequentes.
Carlos Alberto Bachiega, Presidente do Daep, ressalta a gravidade da situação, alertando para a possível contribuição desse cenário para o aumento dos casos de dengue no município. A água parada em resíduos descartados inadequadamente nas ruas cria ambientes propícios à proliferação do mosquito transmissor.
Mesmo com uma equipe dedicada à remoção constante de resíduos, seguindo um cronograma semanal de coleta programada e atendendo às demandas da Ouvidoria do Daep, a quantidade de resíduos com destinação inadequada tem crescido. Nos últimos anos, a autarquia reforçou sua equipe, contratando 14 profissionais por meio de concurso público e adquirindo veículos e equipamentos específicos para otimizar os serviços.
Mauro Lucio Salmente, Chefe de Serviço de Resíduos Sólidos, destaca que, apesar dos esforços diários, a comunidade continua descartando lixo em locais impróprios. Atividades de conscientização foram realizadas em diversos bairros pela equipe do Centro de Educação Ambiental, mas os resultados têm sido limitados.
A fiscalização, aliada à limpeza urbana, atua de maneira conjunta. Em 2023, o setor de fiscalização do Daep registrou 2.640 notificações e 653 autos de infração. As multas ambientais, antes atribuição exclusiva da Prefeitura Municipal, passaram a ser aplicadas pelo Daep conforme a Lei Municipal 2595/2022. Os motivos das infrações incluíram terrenos sujos, descarte inadequado, queima de resíduos e calçamento obstruído.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Penápolis, foram registrados 105 casos positivos de dengue até 25/02/2024. O presidente Bachiega faz um apelo à população, destacando a importância de uma mudança de comportamento e a cooperação de todos para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
O Daep conta com a participação da comunidade para denunciar casos de descarte inadequado de resíduos por meio da Ouvidoria, pelo telefone (18) 3654-6132 ou WhatsApp (18) 99695-4941.

(Com A/I Daep)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade